Moçambique estreia-se logo à noite

O Misto de Maputo de hóquei em patins estreia-se esta noite, a partir das 19.00 horas, defrontando a Selecção Sub-21 da Espanha em jogo da primeira jornada do Grupo “B” da Taça Zé Edú.Os hoquistas moçambicanos que estão desde segunda-feira, em Luanda, realizaram um treino de adaptação na Arena de Luanda, palco que acolhe o evento, e estão confiantes numa boa estreia.
Em palco estarão duas equipas que nunca se encontraram antes. Dum lado a equipa moçambicana mãos experimentada em competições internacionais ao mais alto nível, com jogadores acostumados a participarem em mundiais do Grupo “A”, como são os casos de Bruno Pimentel, Spiros Escludes“ Kiko”, Arnaldo Queiroz e Nelson Miquessene “Mafamba”, e doutro uma turma espanhola mais jovem, mas com bom potencial. Um desafio enérgico e emotivo em perspectiva para esta noite. Oxalá, os hoquistas nacionais sejam capazes de exibir todo o seu potencial e comecem com o pé direito, até porque é sempre vantajoso abrir com um triunfo.
Além de medir forças com os sub-21 da Espanha, o Misto de Maputo terá como adversários o Sporting de Portugal e a equipa anfitriã do 1º de Agosto. Sendo que os dois primeiros apuram-se para as meias-finais, é importante somar os primeiros três pontos sob o risco de ficar numa posição aflita, já que os comandados de Pedro Tivane estariam quase que obrigados a vencer o Sporting e o 1º de Agosto, apesar de o “mister” apontar como objectivo principal dar competição aos jogadores já a pensar no Mundial da França do próximo ano, o que de certa forma retira alguma pressão a esta equipa de pensar em atingir o topo.
Mas, esta noite ver-se-á se a turma moçambicana quererá encarar esta prova como apenas um plano de preparação ou se está presente para conquistar um lugar no pódio, tal como aconteceu em 2012 quando a Selecção Nacional classificou-se em segundo lugar.
O Grupo “A” é formado pelas formações da Académica de Luanda, Juventude de Viana, Talleres da Argentina e ACP de Pretória. Um grupo onde as três primeiras formações devem travar uma luta acesa pelos dois lugares que dão acesso às meias-finais.
IVO TAVARES, EM LUANDA
Fonte:Jornal Noticias