Moçambique esmaga Tunísia (55-36)
A Selecção Nacional de basquetebol feminino de Moçambique na categoria de sub-18 esmagou a sua congénere da Tunísia por 55-35, em jogo da segunda jornada do Grupo-B do Campeonato Africano das Nações que decorre na Tunísia desde a passada sexta-feira, no Cairo, capital do Egipto.
Com este resultado, Moçambique alcançou o primeiro triunfo na competição, depois de na jornada inaugural, na tarde de sábado, ter perdido diante do Mali por 65-42.
No jogo de ontem, a equipa de Leonel Manhique sentiu muitas dificuldades na primeira parte, fase em que, inclusive, foi ao intervalo a perder por 22-23.
Mas na segunda parte, as jovens moçambicanas continuaram em crescendo, contrastando com as tunisinas que, aliás, apenas conseguiram ganhar o primeiro período por 14-9, visto que no segundo, Moçambique já venceu o parcial por 13-9.
No terceiro período, o “cinco”nacional voltou a marcar 13 pontos, mas sofrendo menos dois (7) que os 10 minutos anteriores, o que fez com que à entrada do último quarto já estivesse em vantagem, com o parcial em 35-30.
No quarto e último período do jogo, a Tunísia marcou apenas seis pontos, contra 20 de Moçambique que, assim, ganhou o jogo por 55-36.
Hoje, a equipa regista um repouso e termina a primeira fase amanhã, as 15h30, defrontando Uganda, equipa que no sábado foi derrotada pela Tunísia por 65-26.
Devendo terminar em segundo lugar no Grupo-B, as moçambicanas vão enfrentar a Argélia ou Madagáscar, nos quartos-de-final, equipas que, em princípio, uma delas deverá terminar em terceiro lugar no Grupo-A, atrás do anfitrião Egipto ou Angola, conjuntos de longe melhor cotadas que aquelas.
Fonte:Desafio