Moçambicanos entre os favoritos
OS xadrezistas moçambicanos estão entre os favoritos à conquista dos lugares do pódio no Campeonato Africano Amador Individual que decorre desde o último sábado na Matola, envolvendo também jogadores do Botswana, Zâmbia, Angola e Togo. O evento rodou até à noite de ontem a quinta jornada.
Avaliada a situação dos concorrentes até ao fim da quarta jornada, registava-se um certo equilíbrio, apesar da ligeira vantagem dos zambianos sobre os moçambicanos.
O xadrezista do Botswana, Thuso Mosutha, liderava com 3,5 pontos, seguido pelo zambiano Aaron Banda, com menos meio ponto. Enquanto isso a terceira posição era partilhada pelo trio constituído por dois moçambicanos, nomeadamente Milton Botão e Oluwashina Tivane, e o zambiano Kiddy Makwaya, todos com 2,5 pontos. Porém, o zambiano estava em vantagem em relação aos nacionais, devido ao melhor “rating”.
Em femininos, série dominada pela maioria nacional, a moçambicana Joana Uria partilhava a liderança com a zambiana Phylis Mwilola, ambas com três pontos. Contudo, Mwilola comandava igualmente em virtude do “rating”. No encalço da dupla da frente estava Nuzela Farnela, com dois pontos, enquanto Neusa Castro e Josefa Mahotas seguiam com menos meio ponto.
O “Africano Amador” é disputado no sistema suíço (os melhores jogam entre si até se encontrar o vencedor) em nove jornadas. Salientar que participam no evento xadrezistas abaixo do “rating” 2000 da Federação Internacional da modalidade (FIDE) registado até 1 de Janeiro último e abrange as zonas entre 4.1 e 4.4 da organização.
Fonte:Jornal Noticias