Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Moçambicanos buscam “meias” diante da Nigéria

paz a sua alma.jpg

 

A SELECÇÃO Nacional Sénior Masculina defronta hoje a partir das 19.30 horas a Nigéria em jogo dos quartos-de-final do Afrobasket que se disputa na Tunísia, mais concretamente na capital Túnis.

 

Depois do brilhante triunfo sobre o Marrocos (82-82) na terceira e última jornada da fase de grupos, a equipa nacional está altamente motivada para o despique com uma das candidatas ao ceptro africano.

 

O percurso que a selecção nacional fez até aqui abre boas perspectivas para uma partida em que, apesar de ser teoricamente mais fraca, irá dar tudo de si para causar uma surpresa. Mesmo nas derrotas diante de Angola (84-72) e Senegal (86-76) foi possível tirar boas ilações, visto que bateu-se bem, deixou uma boa imagem, mau grado tenha faltado alguma ousadia e frescura física em momentos capitais do jogo.

 

Acredita-se que esta noite, após três jogos (fase de grupos) que foram importantíssimos para adquirir maior ritmo competitivo e limar arestas no capítulo táctico, os comandados de Inãk Garcia, técnico espanhol ao serviço da equipa nacional, exiba-se mais certeiro a defender e a atacar. É preciso ressalvar para o facto de o colectivo moçambicano ter estado muito bem no capítulo da finalização no último jogo com os marroquinos ao chegar à casa dos 80 pontos, tendo Pio Matos Jr. contribuído com 23.

 

Aliás, ele foi eleito o MVP nessa partida. Espera-se que Pio Matos, o seu irmão Augusto Matos, que tem sido fundamental, David Canivete, Custódio Muchate, Octávio Magoliço, entre outros estejam em dia, até para continuar a homenagear João Chirindza, um dos maiores basquetistas moçambicanos, que perdeu a vida sexta-feira última em Túnis, ao serviço do corpo técnico da equipa nacional.

 

HISTÓRIA FAVORECE NIGÉRIA

 

É um facto que a Nigéria tem sido superior. Os números falam por si. No Afrobasket-Cairo 1984, o primeiro em que se encontraram, a Nigéria venceu por 88-77; Em 2009 nova derrota por 78-63 e em 2011 o desaire do conjunto moçambicano foi mesmo pesado, derrota por 82-43.  

 

De referir que a equipa nigeriana chega a este jogo com saldo de duas vitórias - Rep. Centro Africana (88-63) e Uganda (98-59) - e derrota frente à Tunísia (70-59).

 

 

Fonte:Jornal Noticias