Moçambicanos beneficiam da “Solidariedade Olímpica”
OITO atletas nacionais estão a beneficiar de bolsas da Solidariedade Olímpica com vista à sua preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que terão lugar no próximo ano.
Trata-se de Kurt Couto, que deverá se preparar na África do Sul; Alberto Mamba, já em Nairobi, Quénia, numa academia de alto rendimento; e Creve Machava, em Dacar, Senegal, todos do atletismo.
Na natação, a contemplada foi Jana Bert, que se encontra nos Estados Unidos. Em judo, Edson Madeira foi o beneficiário, mas ainda sem destino para a preparação. Na canoagem, o felizardo foi Joaquim Mussa.
O boxe tem dois pugilistas abrangidos, mas a lista proposta por Moçambique à Solidariedade Olímpica é composta por quatro atletas, designamente Augusto Mathule, Juliano Máquina, Maria Manuel e Bernardo Marrime.
Maria Manuel desistiu da bolsa alegadamente porque quer abraçar o boxe profissional. Bernardo Marrime deverá fazer a sua preparação na Irlanda do Norte, sendo que Mathule e Máquina deverão passar por um sorteio. Quem transitar terá como destino Cazaquistão.
Segundo Bendito Jonas, coordenador do gabinete técnico do Comité Olímpico de Moçambique, os relatórios dados àquela agremiação sobre o desempenho dos atletas nacionais beneficiários da “Solidariedade Olímpica” são encorajadores. Aliás, estes têm vindo a portar-se muito bem e a melhorar a performance.
Jonas falou igualmente de uma bolsa disponível para uma modalidade colectiva, tendo- se escolhido o basquetebol feminino como beneficiário.
“Achámos por bem escolher o basquetebol feminino, pois temos mais possibilidade de progressão e de chegar longe. É a modalidade que nos tem enchido de orgulho pelo desempenho internacionalmente, por isso apostámos nela”, frisou.
A fonte avançou ainda que o ciclo qualificativo dos Jogos Olímpicos está prestes a iniciar e o nosso país espera ter muitos atletas e modalidades no Rio de Janeiro.
Fonte:Jornal Noticias