Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Maxaquene e Liga à busca da salvação

 

O FIM-DE-SEMANA que espreita reserva-nos momentos aliciantes, com a realização das partidas referentes à segunda “mão” das meias-finais da Taça de Moçambique/mCel, a segunda maior prova futebolística nacional.

 

A expectativa é maior, isto porque se trata de encontros que envolvem equipas já descartadas da luta pelo título na principal competição futebolística do país, o Moçambola, com destaque para a Liga Desportiva de Maputo e o Maxaquene, que eram candidatos assumidos à conquista do Campeonato Nacional.

 

A Liga Desportiva e o Maxaquene recebem amanhã, e no domingo, respectivamente o Chibuto e Ferroviário da Beira.

 

Na qualidade de campeã, a Liga Desportiva viu o seu sonho de revalidação do título esfumar-se na última quarta-feira com a derrota frente ao Ferroviário de Maputo. O Maxaquene, por seu turno, que terminou a primeira volta como líder incontestável, em virtude de uma trajectória brilhante e retumbante, foi perdendo a batalha no decurso da segunda volta e está irreconhecível, situação que lhe coloca actualmente num dos lugares inconfortáveis na tabela.

 

Portanto, trata-se de formações que pelo seu estatuto partem para estes jogos a busca da salvação da época, sendo que a Taça de Moçambique/mCel é uma das competições que qualifica para as competições da CAF, neste caso a Taça Nelson Mandela (Taça CAF).  

 

Porém, terão pela frente adversários que também aspiram tal sorte. Aliás, o Ferroviário da Beira é o detentor dos dois últimos troféus da Taça de Moçambique/mCel e que, consequentemente, foi catapultado para duas presenças consecutivas na Taça CAF. Portanto  a proeza quer repetir-se. Por isso nada garante que, mesmo jogando em casa, os “tricolores” sejam favoritos. O nulo registado na Beira coloca as duas equipas na mesma situação, o que faz antever um duelo bem renhido entre as partes.

 

Quem parte em desvantagem é a Liga Desportiva, que perdeu em Chibuto por 1-0 e precisa dar a volta ao resultado. Mas terá pela frente uma equipa que está num ascendente. Depois de assegurar a manutenção, com o empate arrancado na Beira, curiosamente frente ao Ferroviário local, os gazenzes estão bem inspirados, daí que olham para este desafio com muita esperança e vontade de fazer história, com a sua primeira presença numa final da Taça de Moçambique/mCel. 

 

Fonte:Jornal Noticias