MATCHEDJE DEFINITIVAMENTE FORA DO MOÇAMBOLA-2017
O MATCHEDJE despediu-se da corrida ao Moçambola-2017 ao perder, no fim-de-semana, com o Ntumbuluko da Moamba, por 1-0, em partida da 16.ª jornada (antepenúltima) da Divisão de Honra da Zona Sul.
Os “militares”, que partilhavam a segunda posição com o Ferroviário de Gaza, portanto ainda esperançados num possível milagre, não aproveitaram o empate imposto à Associação Desportiva de Macuácua, actual líder da prova, pelo 1.º de Maio (1-1).
Macuácua comanda com 36 pontos, mais cinco que os “locomotivas” de Gaza, que, por seu turno, venceram, fora de portas, o Palmeiras de Homoíne (1-0), cimentando desse modo a segunda posição.
O Matchedje permanece na terceira posição, com 28, pressionado pelo Incomáti (26), que, por sua vez, bateu a Associação Desportiva do Chókwè, por 2-0.
O Macuácua pode festejar a transição na próxima ronda, daqui a duas semanas, quando receber a AD Chókwè. Aliás, precisa de apenas um empate para lograr esse feito, visto que leva vantagem no confronto directo com os “locomotivas” gazenses. Estes jogam em Maputo com as Águias Especiais, enquanto o Matchedje recebe o Palmeiras de Homoíne.
O fim-de-semana que se segue está reservado a um jogo e em atraso entre Palmeiras de Homoíne e Amigos da Matola.
APURAMENTO INICIA DIA 17 NO CENTRO
O apuramento no centro inicia-se finalmente no dia 17 do mês em curso. A região centro tem a prerrogativa de disputar qualificação por via de uma “poule” envolvendo os campeões e os vice-campeões dos respectivos campeonatos provinciais, isto devido à tensão político-militar que forçou a interrupção do campeonato zonal.
A FMF acabou aprovando a proposta apresentada pelas associações provinciais para o envolvimento dos vice-campeões provinciais na “poule” do centro, contrariando a decisão inicial, segundo a qual o apuramento seria disputado apenas pelos campeões.
Contudo, a “poule” do centro contará apenas com sete equipas, isto porque Tete far-se-á representar por uma equipa, em virtude do seu campeonato ter tido fraca participação (três equipas).
A outra novidade é que o apuramento será disputado em duas séries. A FMF abriu as candidaturas para os interessados, sendo que cada série será concentrada numa capital provincial, isto como forma de reduzir os custos de participação das equipas.
Salientar que estão apurados, em Sofala, Sporting da Beira e Têxtil do Púnguè; em Manica, Textáfrica e UP; na Zambézia, Ferroviário e Sporting de Quelimane; em Tete o Achawa FC.
Fonte:Jornal Noticias