MARISA DO ROSÁRIO ACUSADA DE DESRESPEITAR A VONTADE DOS FILIADOS: Clubes exigem eleições antecipadas na Zambézia
OS clubes da Zambézia exigem a realização de eleições antecipadas na Associação Provincial de Futebol para salvar a modalidade uma vez que o actual elenco dirigido por Marisa do Rosário não respeita as decisões dos filiados.
Esta decisão foi manifestada sábado último na sede da Associação Provincial de Futebol durante um encontro de concertação do voto da Zambézia nas eleições à presidente da Federação Moçambicana de Futebol que terão lugar amanhã na cidade de Maputo.
Durante a reunião de uma hora e meia, Marisa do Rosário, actual presidente da associação local, chegou a dizer que independemente da intenção dos clubes em confiar o seu voto a Alberto Simango Jr. ela é quem irá depositar o voto nas urnas. Marisa do Rosário disse ainda naquele encontro que ela irá votar no melhor programa de governação de futebol, contradizendo a vontade dos clubes.
Abel Soca, do Ferroviário de Quelimane, considerou que a posição da actual presidente de unilateral e imbuído de esquemas de falta de transparência, por isso os clubes devem lutar para que o seu voto a Alberto Simango Jr. seja depositado a este candidato, independentemente de ele sair ou não vitorioso. Para Soca, Simango Júnior tem o melhor programa de governação do futebol e a vontade dos clubes locais é exactamente essa, pelo que é incompreensível o posicionamento de Marisa do Rosário.
“Se os senhores que estão a dirigir o futebol hoje na Zambézia, que lhes confiamos o voto, não respeitam a nossa decisão tudo iremos fazer para termos eleições antecipadas, e há condições para isso”, disse Abel Soca visivelmente agastado com os pronunciamentos da actual gestora da Associação Provincial da modalidade.
Dino Chabane, do Sporting de Quelimane, corroborou com Soca e acrescentou que todos os candidatos passaram por Quelimane a “vender” os seus projectos e os filiados numa análise fria chegaram à conclusão de que a sua vontade é Alberto Simango Jr. e pediu para que essa vontade não mudasse. Dino Chabane questionou várias vezes a Marisa do Rosário sobre o que significava para ela o melhor programa de governação de futebol diferente do que Simango Júnior apresentou em Quelimane.
Mário José, de Benfica de Quelimane, pediu à presidente Marisa do Rosário a respeitar a decisão dos clubes como forma de manter a paz no futebol da Zambézia.
Depois de várias discussões a decisão tomada foi votação dos quatro candidatos. Depois da conferência dos votos Alberto Simango Jr. ficou em primeiro lugar com oito pontos, Teodoro Wate com dois e os restantes candidatos não conseguiram amealhar nenhum voto. Apesar deste exercício democrático no futebol Marisa do Rosário insistiu em afirmar que o voto só ela mesmo é quem vai depositar.
Os clubes chegaram a propor que Marisa do Rosário fosse acompanhada por mais uma pessoa confiada pelos clubes para confirmar se de facto o voto foi dirigido para o candidato da Zambézia ou não. Marisa do Rosário disse que isso não vai acontecer.
PRESIDENTE JÁ NÃOESTÁ EM QUELIMANE
As eleições têm lugar amanhã. Marisa do Rosário já está fora de Quelimane desde domingo. O que não se sabe é se está em Maputo ou no estrangeiro, apesar de informações darem conta de estar no estrangeiro.
JOCAS ACHAR
Fonte:Jornal Noticias