Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Maputo acolhe Afrobasket

 

A CIDADE de Maputo acolhe de 26 de Novembro a 4 de Dezembro a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos em Basquetebol, em femininos, com o Ferroviário da capital a ser o anfitrião do evento.

 

A prova terá lugar no pavilhão do Maxaquene e contará com a participação de 12 clubes que deverão passar pela fase preliminar, que se vai disputar de 29 de Outubro a 4 de Novembro em Luanda, capital de Angola.

 

Nas eliminatórias de Luanda, Moçambique far-se-á representar pelo Costa do Sol e Maxaquene, respectivamente, vice-campeão e terceiro classificado do último campeonato nacional da categoria, que decorreu em Maputo no passado mês de Junho.

 

As “canarinhas” e “tricolores” têm uma dura missão de conseguir o apuramento, numa prova onde, para além das poderosas equipas angolanas, estarão as não menos expressivas de países como Mali, Camarões, Nigéria, Costa do Marfim, Egipto e Tunísia, que são potências de basquetebol continental.

 

Na qualidade de anfitrião, o Ferroviário de Maputo tem o apuramento garantido e a possibilidade de, pela primeira vez na sua história, ganhar esta prova.

 

Refira-se que Moçambique não conquista a Taça dos Clubes Campeões de Basquetebol, em femininos, desde 2012, ano que a Liga Desportiva de Maputo venceu a prova que decorreu em Abidjan, na Costa do Marfim.

 

Maxaquene (1991), Académica (2001) e Desportivo (2007 e 2008) são outras equipas nacionais que já conquistaram o troféu.

 

Entretanto, em masculinos, a fase preliminar da Taça dos Campeões Africanos terá lugar em Angola, de 29 de Outubro a 4 de Novembro. A fase final vai decorrer no Cairo, capital do Egipto, de 8 a 17 de Dezembro.

 

Nas eliminatórias, Moçambique far-se-á representar pelos Ferroviários de Maputo e da Beira, campeão e vice-campeão nacionais, respectivamente.

 

 

Fonte:Jornal Noticias