“Mambinhas” à espera da Zâmbia

A SELECÇÃO Nacional de Futebol de Sub-20 prossegue a sua preparação hoje, no Estádio Nacional do Zimpeto, para a recepção no sábado da Zâmbia para o jogo da primeira “mão” da segunda eliminatória de qualificação ao CAN-Senegal-2015.
Os “Mambinhas”, que ultrapassaram a Namíbia com um agregado de 4-2, cumprem treinos diários desde segunda-feira, tendo ontem observado mais uma sessão no campo do 1.º de Maio, depois de na terça-feira terem estado no Zimpeto. Os Sub-20 entram em estágio hoje na Vila Olímpica do Zimpeto.
Para o embate com os zambianos, que é crucial para os objectivos que a rapaziada persegue, que é de chegar à fase final, o técnico dos Sub-20, Augusto Matine, propõe-se trazer à prova o que tem vindo a ser o trabalho desencadeado desde o ano passado com vista a construir uma equipa à altura e capaz. E o resultado desse trabalho já é notável, sendo que os “Mambinhas” não conseguiam, nos últimos anos, transitar da primeira eliminatória. Mas terão pela frente um adversário que merece respeito, mas que no entender do técnico não é uma equipa intransponível.
Para Matine, é possível vencer desde que haja organização, disciplina, determinação e atitude nos objectivos traçados. Aliás, afirmou que os “Mambinhas” actuarão em função da natureza do jogo, tendo em conta que a Zâmbia é uma equipa bastante ofensiva. Para o efeito, tem privilegiado nos trabalhos em curso ensaios de movimentos de marcação para impedir a progressão do adversário, bem como as saídas rápidas para o ataque.
Augusto Matine vai contar para este embate com alguns jogadores que evoluem no “Moçambola”, nomeadamente o lateral Norberto, do Desportivo de Nacala, e os médios Luís (Ferroviário da Beira) e Jimmy (Clube do Chibuto). Gildo, também meio-campista dos “locomotivas” beirenses, lesionado no jogo da segunda “mão” com a Namíbia, está a recuperar e pode alinhar.
Enquanto isso, o artilheiro Faisal Bangal, ao serviço do Atalanta, equipa italiana da segunda divisão, e que foi igualmente uma peça preponderante na vitória sobre a Namíbia, é uma pedra a contar com ela.
Salientar que a Zâmbia chega hoje a Maputo, devendo efectuar, amanhã, o treino de adaptação ao recinto do jogo.
A equipa de arbitragem, que vem do vizinho Zimbabwe, é esperada entre hoje e amanhã.
Entretanto, as portas do Estádio Nacional do Zimpeto estarão abertas para todos. Este é o meio que a Federação Moçambicana de Futebol encontrou para permitir que mais gente vá apoiar a equipa de todos nós.
Fonte:Jornal Noticias