Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Mamba conquista Légua da Matola

 

ALBERTO Mamba, da Universidade Pedagógica, Delegação de Maputo, venceu a segunda légua (12 quilómetros) alusiva às festividades do 44.º aniversário da cidade da Matola, que ontem se assinalou, enquanto Zeferina Marinho também da mesma colectividade chegou em primeiro nos femininos.

 

A prova, que movimentou perto de 200 corredores, nas categorias de federados, populares, veteranos e de pessoas portadoras de deficiência, em ambos os sexos, contou com a participação de velocistas sul-africanos e swásis, alguns dos quais ocuparam também lugares do pódio.

 

Alberto Mamba e Zeferina Marinho amealharam, com os feitos, a premiação máxima (cinco mil meticais cada), entanto que federados, para além de troféus e telemóveis atribuídos por aquela empresa de telefonia móvel.

 

Mamba evidenciou-se em masculinos, deixando para atrás Denderme Domingos e o sul-africano Prince Ndlovo, também com direito à premiação. Receberam três e dois mil meticais e troféus,  respectivamente.

 

Enquanto isso, Zeferina Marinho superou Naira Zunguene e Isabel Aleixo. Estas receberam igualmente três e dois mil meticais, para além de troféus.  

 

Entretanto, a premiação foi a mesma para as restantes categorias. O primeiro, segundo e terceiros classificados receberam, para além de troféus, respectivamente três, dois e 1500 meticais.

 

Em veteranos, a proeza foi cometida por Jacinto Alberto e Florência Lumbela. Jacinto Alberto dominou a corrida à frente de Rego Luís Parruque e do sul-africano Molisi Dludlu. Por seu turno, Florência Lumbela deixou para atrás Victória Joaquim e Fernanda Cândido.

 

Já em populares, os vencedores foram Marcelo Mota e Olga Sofia. Mota teve como directos perseguidores Barnabasse Matambo e Arlindo Mafuel. Olga Sofia destacou-se à frente de Sibonguile Miguel e Carlota Nascimento. Nesta categoria, destaca-se a desqualificação de Napoleão Gomes, que seria o legítimo vencedor da prova, por alegada falsificação de idade.

 

A categoria de pessoas portadoras de deficiência teve a particularidades de ser mista, portanto envolvendo cadeiras de rodas e triciclos. Mário Bernardo e Verónica de Fátima foram os vencedores. Abdul Remane e João Massango ocuparam os lugares subsequentes, em masculinos. Em femininos, os detentores do segundo e terceiro lugares são Detinha Américo e Lourence Fabião.

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias