Mais de 100 nadadores na “Ka Tembe-Maputo”

ESTÁ agendada para amanhã, a partir das 9.30 horas, a já tradicional Travessia Catembe/Maputo a nado, prova que contará com a participação de mais de cem nadadores, entre nacionais e estrangeiros, segundo dados da organização.
Depois de ter sido adiado a 10 de Novembro por razões climatéricas, finalmente o evento deverá acontecer este fim-de-semana e é alusivo aos 126 anos da elevação da capital do país à categoria de cidade.
Estão 104 nadadores os inscritos, entre eles dois sul-africanos e um suázi.A Associação de Natação da Cidade de Maputo (ANCM), promotora do evento, assegurou que esta será uma das edições bem-sucedidas, a avaliar pelo grau de preparação e a vontade expressa por parceiros na criação das condições necessárias para que o evento decorra sem sobressaltos.
Por exemplo, instituições do Estado e privadas vão disponibilizar embarcações para garantir o transporte dos atletas, pessoal da logística, acompanhantes e demais interessados para Catembe e vice-versa, enquanto o Conselho Municipal da Cidade de Maputo irá, outra vez, assegurar a premiação dos vencedores.A travessia irá movimentar populares e veteranos de ambos sexos, sendo que os primeiros classificados de cada escalão, tanto em masculinos como em femininos, receberão prémios pecuniários.
CORRIDA NO SENTIDO INVERSO
Entretanto, a presente edição da Travessia Catembe-Maputo decorrerá no sentido contrário, isto é Maputo-Ka Tembe de modo a proporcionar maior participação. A partida será na Escola Náutica.Associação de Natação da Cidade de Maputo, organizadora do evento, reservou mil dólares para o vencedor, em masculinos e femininos, 750,00 e 500,00 para o segundo e terceiro classificados, respectivamente, também em ambos sexos, facto que faz antever maior participação e concorrência pelos prémios monetários.
Concorrem para os lugares do pódio nadadores como Valdo e Raquel Lourenço, curiosamente irmãos e detentores de títulos. Valdo dominou as últimas três edições, enquanto Raquel destacou-se nas duas últimas. Contam-se igualmente nadadores como Valdo João, Jéssica Cossa, entre outros.
Fonte:Jornal Noticias