Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Magoliço lidera UP na vitória diante do Ferroviário de Maputo por 75-68

MAGOLICO.jpg

 

Primeira surpresa na Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal. Octávio “Maguila” Magoliço fez rimar experiência com mais-valia ao liderar a Universidade Pedagógica com 23 pontos e seis  ressaltos na surpreendente vitória diante do  bem estruturado e orientado Ferroviário de Maputo, por 75-68. Em 38:30 minutos na quadra (foi o jogador mais utilizado na UP), “Maguila” teve um registo de 9/11 nos lançamentos de campo (81.8%) e 3/4 nos tiros abertos (75.0%). Os campeões nacionais entraram apáticos e sem esclarecimento na quadra, perante uma UP com eficiência nos tiros abertos e no jogo interior ( a jogar bem de poste para poste).

Condicionado, o Ferroviário de Maputo viu   os seus bases  averbarem  faltas ainda no primeiro quarto. Mais esclarecida, a Universidade Pedagógica controlou o primeiro quarto com um parcial de 27-13, sendo que nesta etapa esteve bem quer no jogo interior quer no jogo exterior.
O segundo quarto, tal como se previa, trouxe um Ferroviário de Maputo em busca do resultado. Os campeões nacionais, com alterações feitas por Milagre Macome, reagiram impondo o seu jogo interior e alguns tiros exteriores. No entanto, a UP explorava muitíssimo bem a circulação de bola e com uma defesa homem a homem condicionava os ataques do seu adversário. Na posição um, o Ferroviário de Maputo ficou condicionado com Pio Matos e Baggio Chimonzo que foram acumulando faltas, mas ainda assim os "locomotivas" da capital foram ao intervalo a perder por dois pontos: 36-34.

No terceiro quarto, equilibrado, a Universidade Pedagógica teve ainda em Octávio Magoliço o jogador desequilibrador no jogo interior. Magoliço penetrava, saia para lançar dava luta nas tabelas.  Titos Benjamim, Gregório Langa e Stélio Nuaila apareceram nos tiros abertos que forçaram Milagre Macome a fazer os ajustes na equipa. O Ferroviário de Maputo até passou para uma zona 2-3, mas a UP soube interpretar esta alteração defensiva, numa etapa na qual o conjunto de Mila esteve já melhor ofensivamente, terminando empatado com 53-53.

O quarto quarto foi bem disputado. A UP fez uma zona 2-3, Ferroviário de Maputo, com soluções no jogo exterior, respondeu muitíssimo bem e em transições chegou mesmo a passar para frente do marcador. Com alguns cortes dos postes, os “locomotivas” criaram alguns desequilíbrios ofensivos  e pressionaram ainda mais o seu adversário defensivamente.

Mas a falta de concentração, nos instantes decisivos, foi determinante para a UP impor a primeira derrota ao Ferroviário de Maputo na fase regular da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal 2019.
 
FERROVIÁRIO DA BEIRA DEMOLIDOR


Num jogo que baixou da fasquia de grande expectativa para decepção, e não por culpa do vencedor que simplesmente fez a sua parte, o Ferroviário da Beira derrotou sábado o Costa do Sol por 90-52. Houve, e é bom que se diga, muito Nelito para pouco Guambe, o Miguel.

O Ferroviário da Beira controlou todos os quartos do jogo, impondo-se quer ao nível do jogo interior quer exterior diante de uma equipa apática. Ainda deu para Nasir Salé dar alguns minutos de jogo a atletas menos utilizados, nomeadamente António Lavos e Hilário Malale, eles que são da formação do clube. Helton Ubisse, com 17 pontos e 13 ressaltos, liderou o Ferroviário da Beira. No Costa do Sol, Francisco Braga, com 13 pontos, foi o melhor cestinha. Ainda no sábado, a A Politécnica teve algumas dificuldades para vencer a aguerrida equipa do Ferroviário de Nampula por 61-51. Esta foi a segunda vitória dos “universitários” que pretendem estar entre as quatro melhores classificadas da prova. Já o Desportivo de Maputo teve que ir ao prolongamento para bater o Instituto Superior Politécnico de Tete por 93-91.

 

Fonte:Opais

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.