LMF investiu um milhão em premiação
A LIGA Moçambicana de Futebol (LMF) investiu um milhão de meticais na premiação dos melhores da temporada 2015 que findou recentemente, segundo dados tornados públicos por Arlindo Langa, presidente interino do órgão, na Assembleia-Geral (AG) Extraordinária havida sexta-feira, que culminou com a eleição dos novos órgãos sociais.
De acordo com Langa, dos cerca de um milhão, 600 mil foram para a premiação do campeão, 150 mil para o vice-campeão, sendo que o remanescente é reservado para a premiação dos melhores marcador, jogador, guarda-redes menos batido e árbitro.
Ainda segundo Arlindo Langa, a LMF gastou durante este ano 96 milhões de meticais na contratação dos serviços de terceiros, sendo que 41 milhões foram aplicados à área de fornecimento.
A gala de abertura do Moçambola, que este ano teve lugar em Março em Vilankulo, Inhambane, custou um milhão de meticais. As taxas de embarque aeroportuárias custaram cinco milhões de meticais, sendo que cada clube tem direito a 23 elementos em cada deslocação.
Aliás, em 2015 a LMF beneficiou de um patrocínio de 96 milhões de meticais, sendo que 40 milhões foram disponibilizados por patrocinadores efectivos. Em receitas diversas, a instituição arrecadou um milhão e oitocentos mil meticais. Teve gastos com o pessoal de três milhões e seiscentos e quinze mil. Em remunerações a agremiação aplicou 756 mil meticais. Um milhão e trezentos mil foram investidos nos salários dos funcionários.
As ajudas de custos tiveram um encargo de 43 milhões. Ainda na AG da sexta-feira foi tornado público que cada clube paga 100 mil meticais da taxa de inscrição e uma jóia de 50 mil.
Quanto ao passivo (corrente), a LMF tem dívida referente às transmissões televisivas para com os clubes, também com alguns estabelecimentos hoteleiros que garantem o alojamento. A dívida para com a LAM, mas segundo Arlindo Langa, será liquidada dentro em breve.
Salientar que a LMF tem novo presidente desde sexta-feira. Trata-se de Ananias Couana eleito com oito votos, contra seis do seu adversário Carlos de Sousa (Cazé).
Fonte:Jornal Noticias