LIGA MUÇULMANA, 2-FERROVIÁRIO DE NAMPULA, 0: Com ovos, omeleta sai fácil!
NUNCA esteve em dúvida a vitória dos “muçulmanos” sobre o Ferroviário de Nampula, a única dúvida se prendia com os números, isto a avaliar por aquilo que foi o volume do jogo. Desde cedo o representante de Nampula procurou dar iniciativa do desafio aos donos da casa, na perspectiva de explorar os contra-ataques.
Desiderato de certa forma infrutífero dado que a Liga pressionava o seu adversário a toda a largura do terreno, o que fez com que a partida fosse bastante viril, o que levou os atletas de ambas as partes a cometerem muitas faltas invariavelmente anuídas por António Massango.
A vontade de resolver cedo a partida foi evidenciada aos 12 minutos, quando Momed Hagy, em remate cruzado, obrigou Germano a fazer uma defesa apertada. A essas alturas os “locomotivas” andavam atrás da bola, só aos 23 minutos é que conseguiram responder por Vasil que desferiu um forte remate para a malha lateral.
Instantes depois, uma belíssima triangulação entre Hagy, Jerry e Liberty podia ter resultado num golo do zimbabweano que viu Germano a proporcionar-lhe uma enorme defesa na área.
A primeira parte termina sem golos. No reatamento tudo só deu Liga Muçulmana que com uma boa circulação de bola, transformou o adversário (nalguns momentos do encontro) em mero espectador. Já se adivinhava o golo do apagado Jerry, que surge aos 50 minutos, após um bom trabalho de Eusébio, na esquerda, que faz um passe primoroso ao seu companheiro que da zona da meia-lua aturou rasteiro a contar.
Sem muito espaço para reacção, os “locomotivas” desperdiçaram aquele que seria o golo de empate por Eboh, que na boca da baliza não conseguiu violar as redes de Milagre (atirando por cima), que havia saído em falso na tentativa de recolher um canto cobrado na esquerda.
Em seguida, a Liga sentenciou o jogo através do recém-entrado Zicco, que da zona frontal fez um portentoso remate que só foi parar no fundo da baliza de Germano. Jerry teve tudo para fazer o 3-0 e o segundo na conta pessoal, mas viu o seu remate a sair ao lado, pouco antes do seu companheiro Nando ver um defesa do Ferroviário a negar-lhe o golo em cima da linha da baliza, com Germano completamente batido.António Massango devia ter assinalado mais faltas e admoestado alguns jogadores por entradas perigosas, que de 0 a 10, merece 7 pontos.
FICHA TÉCNICA
ÁRBITRO: António Massango, auxiuliado por Júlio Muiango e Pedro Madala. Quarto foi Virgílio Macune.
LIGA MUÇULMANA: Milagre; Chico, Gildo, Eusébio (Mustafá), Kito, Liberty (Zicco), Nando, Imo, Muandro (Wit), Hagy e Jerry.
FER. NAMPULA: Germano; Ernest, Vasil (Tchitcho), Dondo (Eboh), Stélio, Kalanga, Óscar (Massava), Hipo, Skaba, Vivaldo e Calton.
Disciplina: amarelo para Hagy (Liga Muçulmana).
SÉRGIO MACUÁCUA
Fonte:Jornal Noticias