LIGA DESPORTIVA DE MAPUTO, 0 - 1.º DE MAIO DE QUELIMANE, 0: Favoritismo do campeão não passou de propaganda
O 1.º DE MAIO de Quelimane soube dar a volta ao favoritismo da campeã Liga Desportiva, travando-lhe com um empate bem conseguido, tirando proveito das melhores circunstâncias do jogo, portanto atacando e defendendo-se quando necessário. Até que chegou a partilhar o jogo, com uma alternância ofensiva que lhe conferiu algumas e boas oportunidades de golo.
A Liga Desportiva quis resolver o jogo logo no início e, imprimindo maior velocidade no ataque, sufocou o último reduto dos quelimanenses durante os primeiros 15 minutos da contenda, com Sonito a tentar a todo custo chegar ao golo, valendo a atenção da defensiva e do guarda-redes Agnaldo.
O 1.º de Maio ficou encurralado na sua zona, defendendo em bloco, mas conseguiu travar a pressão e, fruto de muito esforço, começou a sair a jogar, em virtude da sua rápida organização no meio-campo, onde a batalha passou a ser travada com frequência, isto no decurso do segundo quarto. E foi desta forma que os quelimanenses ganharam paulatinamente espaços para articular as suas jogadas, ameaçando, embora com fraca intensidade, a defensiva caseira. E foi a partir deste período que o jogo passou a ser partilhado, mas a Liga continuou a ser a equipa mais ofensiva. Porém, encontrou a devida resposta da defensiva quelimanense.
A partida ganhou maior ritmo ao longo do último quarto da etapa inicial. E numa tabelinha com Júnior, Nelson arrancou um remate para a atenção de Joaquim, aos 35 minutos. A Liga respondeu de imediato na sequência de livre batido por Kito, tendo o “capitão” Momed Hagy desviado defeituosamente na boca da baliza. A alternância ofensiva passou a ser dominante e, prova disso, Mário chamou novamente a atenção ao guarda-redes Joaquim. A Liga foi explorando com alguma frequência os flancos, com Kito muito activo pela direita, enquanto Andro, pela esquerda, teve ainda o auxílio de Liberty, mas a defensiva visitante estava muita atenta.
A Liga esteve próxima do golo, com duas intervenções de Momed Hagy e Nando. Primeiro foi o “capitão” que viu o seu remate a ser desviado por Agnaldo para canto, aos 43 minutos. O maior perdulário foi Nando, que a escassos metros da baliza atirou por cima.
Com o nulo foi-se ao intervalo, com indícios de uma segunda parte mais produtiva e foi exactamente o que aconteceu. A Liga manteve os índices ofensivos, mas sem atinar com a baliza, porque a defensiva e o guarda-redes Agnaldo mantiveram-se também implacáveis. Para além de que as tentativas de remate não saíam com perfeição. O 1.º de Maio explorou, nesta etapa, o contra-ataque. Na sequência disso Júnior foi chamado a uma intervenção nas alturas, forçando Joaquim a uma palmada para canto aos 62 minutos.
Depois foi Nelson que viu o seu ligeiro remate, mas bem colocado, a ser desviado quase a atravessar a linha de golo por Gildo, aos 75 minutos. Na resposta Washington não acertou por pouco a baliza de Agnaldo, com a bola a sair ligeiramente ao lado. Feito isto, viu-se um 1.º de Quelimane mais defensivo, mas muito perigoso em contra-ataques. Apesar de paragens, os sete minutos de compensação foram de algum modo exagerados, o que acaba manchando aquele que seria o bom trabalho da equipa de arbitragem.
FICHA TÉCNICA
ÁRBITRO: Celso Alvação, auxiliado por Arsénio Marrengula e Osvaldo de Jesus. O quarto árbitro foi Filimão Filipe.
LIGA DESPORTIVA – Joaquim; Kito, Gildo, Chico e Eusébio; Momed Hagy, Nando (Washington), Liberty (Zicco) e Andro; Neymar (Telinho) e Sonito.
1.º DE MAIO DE QUELIMANE – Agnaldo; Marcos, Agenor, Friday e Beto; Eurico, Muassano, Rodrigues (Sabir) e Mário; Nelson (Tchitcho) e Júnior.
DISCIPLINA: Cartões amarelos para Agenor, Marcos e Júnior.
LEGENDA
Sonito entrou com tudo, mas não foi suficiente para evitar um empate frente aos quelimanenses (C. bernardo).
SALVADOR NHANTUMBO
Fonte:Jornal Noticias