Liga Desportiva assume liderança
A LIGA Desportiva de Maputo assumiu ontem a liderança do Moçambola-2015 com a vitória, em casa, sobre a HCB de Songo, por 2-1, em partida em atraso referente à terceira jornada. Com a vitória, a Liga superou por um ponto o quartecto que constituía o pelotão da frente, nomeadamente o Maxaquene, Desportivo de Nacala, Ferroviário de Maputo e Ferroviário da Beira.
A turma treinada pelo português Litos ocupava a sexta posição, atrás do Costa do Sol, que foi derrotado em Quelimane pelo Ferroviário local, por 1-0, também para o acerto do calendário. Esta é a primeira vitória dos “locomotivas” de Quelimane, que, deste modo, juntaram-se ao quintecto Ferroviário de Nampula, HCB, ENH de Vilankulo, Ferroviário de Nacala e Desportivo, também com três pontos.
LIGA DESPORTIVA, 2 – HCB, 1: ERROS DE PALMATÓRIA FACILITAM VITÓRIA CASEIRA
ERROS cruciais da defensiva facilitaram a vitória da Liga Desportiva de Maputo na recepção, ontem, da HCB, em jogo referente à terceira jornada em atraso. Sem o merecido mérito, pois as circunstâncias do jogo acabaram a favorecendo, nomeadamente o autogolo de Rodjas, aos 38 minutos, e depois a expulsão de Cremildo já na derradeira etapa da contenda, a Liga teve o caminho aberto para uma vitória esmagadora, mas com isso conseguiu explorar a vantagem numérica com falhanços de palmatória.
A HCB até que entrou confiante, ganhando a batalha no meio-campo, construindo jogadas que provocaram algum nervosismo ao adversário, que, em quase maior parte do tempo inicial não acertava nas suas jogadas, com frequentes perdas de posse de bola.
Aliás, o tendo de Darryl, aos seis minutos, galvanizou a HCB que passou a jogar com maior atrevimento, provocando cada vez mais ansiedade aos donos da casa.
O autogolo de Rodjas acabou mudando o rumo dos acontecimentos, pois a Liga passou a respirar com algum alento, mas sem expressar favoritismo, por a balança manteve-se equilibrada até ao momento da expulsão de Cremildo, naquela desenfreada manifestação de nervos face ao derrube de Luís por Chico e que aos olhos do espectador pareceu ter acontecido um pouco adentro da grande área.
O árbitro da partida, Dionísio Dongaze, fez inicialmente vista grossa à infração, dando indicação de pontapé de baliza, quando Luís sucumbia sobre o relvado face a tamanha violência. Sem ter levantando a bandeirola, o segundo fiscal de linha, Ali Omar, apercebendo-se da ira dos jogadores da HCB, chamou o árbitro para a concertação, tendo finalmente assinalado livre junto à linha limite da grande área, pela direita. O castigo foi mal cobrado, ou seja não levou nenhum perigo à baliza defendida por Joaquim.
Com o empate, o empate as duas equipas foram aos balneários. E no regresso, a Liga tentou imprimir maior velocidade no seu jogo e numa jogada rápida, que se seguiu ao pontapé de saída da equipa caseira, eis que a defensiva é surpreendida com a entrada fulgurante de Washington, que, com pé direito, arrancou um remate bem colocado para o fundo das malhas.
Quinze minutos depois aconteceu o lance polémico que culminou com a expulsão de Cremildo. Presume-se que terá trocado palavras injuriosas com o árbitro, mas verdade é que Dionísio Dongaze estava próximo da jogada bem como o segundo auxiliar, Mário Albino, mas ambos tentaram ignorar a entrada faltosa de Chico e só com a pressão dos jogadores da HCB acabaram revendo o lance.
Feito isto, a Liga passou a dominar o jogo, mas sem aproveitar a vantagem numérica e inúmeras oportunidades criadas. Washington, bem visto no interior da grande por Osvaldo, falhou o alvo com o guarda-redes Swini pela frente, aos 70 minutos. Depois foi Jerry que interceptou ao centro de Eusébio, no interior da pequena área, mas o “capitão” Mucuapel foi à altura de desviar o esférico da trajectória da baliza, cedendo pontapé de canto. Por fim, Liberty, também em posição privilegiada na zona frontal da grande área, com Swini adiantado dos postes, atirou para as alturas.
Como referimos, a arbitragem não foi das melhores, não só no lance polémico, mas também por ignorar algumas infrações a favor do infractor.
FICHA TÉCNICA
ÁRBITRO: Dionísio Dongaze, auxiliado por Mário Albino e Ali Omar. O quarto árbitro foi António Munguambe.
LIGA DESPORTIVA – Joaquim; Kito, Gildo, Chico e Eusébio; Manuelito, Liberty, Momed Hagy, Imo (Neymar) e Nando (Osvaldo); Washington (Jerry).
HCB – Swini; Rodjas, Aguiar, Mucuapel e Vling; Luís, Payó (Kambala), Dário e Cremildo; Christopher e Darryl (Banda).
SALVADOR NHANTUMBO
FER. QUELIMANE,1 - COSTA DO SOL,0: STIVEN SALVOU RAÇA “LOCOMOTIVA”
O ÚNICO momento mais feliz deste confronto entre “locomotivas” e “canarinhos” foi o golo apontado por Stiven aos 38 minutos da primeira parte. Em termos de jogo jogado, tratou-se de uma partida bastante pobre em todos os capítulos, desde a falta de imaginação e criatividade por parte dos jogadores para criarem situações que pudessem pôr em êxtase ao público que acorreu ao campo do Ferroviário.
Sem fogosidade necessária, os jogadores de ambos os conjuntos mal trataram a bola e os passes saíam defeituosos. A primeira parte foi pior do que a segunda, com os jogadores a não arriscarem muito para o ataque, fazendo rodar muito esférico ao meio campo e com imensas dificuldades de partirem para a defensiva com lances bem articulados.
Aos sete minutos, Stiven falhou a oportunidade colocar o esférico no fundo das malhas defendidas por César. Num lance de contra ataque, João, na ala esquerda, cruzou para o coração da área mas Stiven cabeceou para o lado, quando todo o mundo já estava de pé para festejar o golo.
Apesar do equilibro do jogo, a equipa “canarinha” ainda tentou mostrar um futebol mais organizado do ponto de vista táctico e técnico. Fez circular o esférico desde a sua defensiva até ao terreno do adversário, mas continuou a não ter astúcia suficiente para desfazer a defensiva dos “locomotivas” comandada pelo "patrão" Ibra.
O trio constituído por Cosme, Rúben e Jonas tentou muitas vezes penetrar com a bola no reduto contrário mas todas as suas iniciativas foram interrompidas pela defesa “locomotiva”, que ontem mostrou ter capacidade de "fiscalizar" as encomendas dos violadores da sua fronteira.
Quando decorria 38º minuto, os “locomotivas” chegaram ao golo na sequência da cobrança de uma penalidade a castigar a má actuação do guarda-redes César do Costa do Sol. Num lance de contra ataque, Stiven deixou para atrás todos os defessa, galgou o terreno, bateu o “keeper” e, na tentativa de evitar o golo, César agarrou o pés de apoio de Stiven. Foi o castigo máximo. Com este resultado, terminaram os primeiros quarenta e cinco minutos.
Na segunda metade, foi o Costa do Sol que tomou o controlo do jogo. Imprimiu maior velocidade e trocas de bolas rápidas para tentar surpreender o adversário, mas o pecado continuava a ser o mesmo, dificuldades de penetrar na muralha defensiva montada pela equipa de casa. Ainda neste período, a qualidade de jogo melhorou um pouco porque com a velocidade imposta pelos canarinhos a equipa “locomotiva” acreditou que poderia fazer mais um golo. Foi daí que se atirou para o adversário, obrigando-o a defender com muitas dificuldades.
Já sobre os 90 minutos, as duas equipas estavam estafadas de tanto esforço empreendido durante o jogo. Se o Costa do Sol saiu de Quelimane cabisbaixo, os locais viram a sua raça salva porque de contrário estariam desavindos com a massa associativa.
O juiz principal da partida, Mário Tembe, realizou um bom trabalho. Foi coadjuvado por José Mulai e Alberto Muiambo. O quarto árbitro foi Domingos Manico.
Cartões amarelos por agressão ao adversário para Stiven e Vovote do Ferroviário e César do Costa do Sol.
FER. DE QUELIMANE: Victor, Ibra, Bill, João, Sassy, Tchocolo ( Ito), Vovote, Stiven (Dimande), Delcio, Bony e Fila (Michael).
COSTA DO SOL: César, João, Manuelito, Gerson, Dito, Ussama, Ruben (Chimango), Dainho, Ufique, Cosme (Parkin) e Jonas.
JOCAS ACHAR
RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO ACTUAL
ENH - Desportivo de Nacala (1-0)
Fer. Nacala - Fer. Maputo (0-2)
1.º Maio - Fer. Nampula (1-0)
Chibuto - Desportivo de Maputo (3-1)
Fer. Quelimane - Costa do Sol (1-0)
Maxaquene - Fer. Beira (0-1)
Liga Desportiva de Maputo - HCB (2-1)
J V E D B P
1° LIGA 3 2 1 0 3-1 7
2º Maxaquene 3 2 0 1 3-1 6
3º Desp. Nacala 3 2 0 1 3-1 6
4º Fer. Maputo 3 2 0 1 3-2 6
5º Fer. Beira 3 2 0 1 2-2 6
6° Costa do Sol 3 1 1 1 1-1 4
7º Chibuto 3 1 1 1 3-2 4
8° 1.° de Maio 3 1 1 1 1-1 4
9° Fer. Nampula 3 1 0 2 2-2 3
10° HCB 3 1 0 2 2-3 3
11° ENH 3 1 0 2 2-3 3
12° Fer. Nacala 3 1 0 2 2-4 3
13º Desportivo 3 1 0 2 2-5 3
14° Fer. Quelimane 2 1 0 2 1-2 3
PRÓXIMA JORNADA: Costa do Sol-Maxaquene; Fer. Maputo-ENH; Fer. Beira-Fer. Nacala; 1.º de Maio-Fer. Quelimane; HCB-Fer. Nampula; Desportivo de Maputo-Liga Desportiva; e Desportivo de Nacala-Chibuto.
Fonte:Jornal Noticias