Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

LIGA DESPORTIVA, 0 – DESPORTIVO, 1 - Sem margem de dúvidas

O DESPORTIVO foi estrategicamente superior na forma como se apresentou e actuou diante do líder, que, mesmo jogando em casa, acusou certa ansiedade pela pressão exercida pelos seus mais directos perseguidores na tabela, o que acabou afectando o seu desempenho no rectângulo do jogo. Jogando abertamente ao ataque e de forma desinibida, o Desportivo arrancou uma excelente exibição tendo valido, sobretudo, a colocação das suas pedras no terreno.

 

 

Actuando inicialmente com um 4x5x1, os “alvi-negros” ganharam a luta pela posse de bola no miolo e complicaram as saídas da Liga para o ataque. Foi sobretudo durante a primeira parte que o Desportivo mais se notabilizou, com Lanito sempre igual a si, galvanizando o ataque pela aza esquerda para o interior da grande área. Apesar de ter apenas Jójó mais adiantado, o Desportivo teve em Jair e Cremildo, estes dois encostado à direita, os impulsionadores do ataque, com o segundo a aparecer com alguma frequência na zona da finalização. Mas foi o meio-campista Geraldo a chamar aos reflexos de Milagre, com um tiro fora da grande área que forçou o guarda-redes a ceder canto, aos 11 minutos.

 

 

Jair, que ontem apareceu a jogar mais para o interior da aza direita, do que habitualmente como ala, teve a oportunidade mais vistosa de marcar, mais a intercepção à solicitação de Lanito foi contra o corpo de Milagre, aos 16 minutos. O Desportivo, como um jogo progressivo e objectivamente virado para o ataque, continuou na mó de cima e só no último quarto da etapa inicial a Liga reagiu. O jogo directo não foi opção certa contra uma equipa que trocava muito a bola e movimentava-se em toda largura do terreno. E foi Zicco, que, após tabelinha entre Kito e Avelino, é colocado à frente dos centrais atirando à figura de Wilson.

 

 

Posto isto, Telinho foi à linha de fundo flanquear para a zona, tendo Zicco desviado defeituosamente para o segundo poste, onde Muandro apareceu a encostar o esférico mas para fora. Depois, Lanito voltou a centrar para entrada de Jojó, de cabeça, mas o árbitro considerou infração na disputa do esférico com Milagre.

 

 

Este lance fechou a primeira parte. A Liga regressou com outra postura, mas não chegou a contrapor a tendência “alvi-negra”, que continuou sem rodeios e receios. E acabou tendo o prémio merecido, com o tento de Jojó, aos 66 minutos, bem colocado por Cremildo, que aproveito um alívio defeituoso do esquerdino Eusébio. O jogo já havia ganho algum equilíbrio, com alternâncias ofensivas. O técnico Sérgio Faife fez entrar o ponta-de-lança Jerry, o médio ofensivo Nando Imo à procura do golo de empate, mas não logrou o seu almejo. Imo até esteve quase a marcar, numa rápida desmarcação para a antecipação a Wilson, mas a bola ficou embrulhada nos pés do “keeper”. Feito isto, o Desportivo geriu o tempo com substituições à última hora e com simulações de lesão à mistura.O árbitro Sérgio Lopes fez bom trabalho.

 

 

FICHA TÉCNICA

 

 

ÁRBITROSérgio Lopes, auxiliado por Amisse Djuma  e Baltazar Inhacumbe. O quarto árbitro foi Filimao Filipe.

LIGA DESPORTIVA – Milagre; Kito, Gildo, Chico e Eusébio; Telinho, Momed Hagy, Liberty (Jerry) e Muandro (Nando) ; Zicco e Avelino (Imo).   

DESPORTIVO – Wilson; Sidique, Agy, Hermínio e Jorge; Cremildo, Jair, Ussama (César Bento), Geraldo e Lanito (Lalá); Jojó (Ernesto).

DISCIPLINA: cartolina amarela a Geraldo.

 

 

SALVADOR NHANTUMBO

 

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias