Lideranças ameaçadas
APÓS a jornada do último fim-de-semana, os líderes de diferentes campeonatos provinciais do país viram-se ameaçados. Na capital do país o Mahafil ficou a apenas um ponto do líder, Estrela Vermelha, que não jogou devido ao número ímpar de equipas na prova.Na província de Maputo a situação é semelhante, onde o Incomáti, líder da competição, empatou, resultado mais bem aproveitado por Magika, que ficou a um ponto do trono. Já em Nampula, o comando da prova é partilhado por duas equipas.
ESTRELA NO TRONO NA CAPITAL
O Estrela Vermelha continua a liderar o Campeonato de Futebol da Cidade de Maputo, que no último domingo rodou a sétima jornada. Apesar de terem ficado de fora na última ronda, os “alaranjados” estão isolados no topo da tabela com 18 pontos, frutos de seis jornadas sem derrota.
Na sua última aparição, quinta-feira, para a sexta ronda, os “alaranjados” venceram o Vulcano por 1-0, resultado que lhes reforçou o comando.
Enquanto isso, o Matchedje, seu mais directo perseguidor, goleou na derradeira jornada o irreconhecível 1.º de Maio por 4-1, depois de ter ficado de fora na anterior ronda.
Os “militares”, que perderam o primeiro confronto directo com o rival Estrela, continuam na terceira posição, agora com 12 pontos. Aliás, foi neste embate, referente à quinta ronda, que foram afastados da segunda posição, lugar que agora está nas “mãos” do Mahafil, que soma actualmente 17 pontos, depois de ter cilindrado o Ferroviário das Mahotas também por 4-1. Esta é a segunda vitória consecutiva do Mahafil, que na quinta-feira bateu Mavique por 2-0.
Com os mesmos pontos que o Matchedje está o Costa do Sol B, que goleou o Mavique por 8-2, depois de na anterior jornada ter igualmente cilindrado o Cape-Cape por 4-1.
Nas posições subsequentes estão a Académica e Ferroviário B, com oito pontos. Os “estudantes” e os “locomotivas” jogaram curiosamente entre si no domingo, tendo empatado a uma bola. A seguir a eles, estão Águias Especiais e Vulcano, que também empataram a um golo, somando cada sete pontos.
Na cauda seguem o 1.º de Maio (seis pontos), Cape Cape (seis) e Ferroviário das Mahotas (quatro), enquanto os “lanternas vermelhas” são Nova Aliança e Mavique.
MAGIKA PRESSIONA INCOMÁTI
No “provincial” de Maputo, o líder, Incomáti, cedeu pontos no empate diante do Benfica da Matola a uma bola e viu a vantagem em relação ao segundo classificado ficar reduzida para um ponto.
O deslize do Incomáti deixou o Magika muito próximo da liderança, dado que venceu por 3-2 o Desportivo da Matola no jogo mais importante da nona jornada.
O Maragra goleou o Clube da Manhiça por 4-0 naquele que é o resultado mais desnivelado e surpreendente da ronda.
Em Boane, a Escola de Sargentos bateu Khongolote por 2-0.
Já em Xinavane, o Pantera empatou a três bolas frente ao Mozambique FC. Na Namaacha o Sporting perdeu frente ao Ntumbuluku da Moamba.
O Incomáti lidera com 20 pontos, mais um que o segundo classificado, Magika. O “lanterna vermelha” é Pantera que soma apenas quatro pontos.
PARTILHA NO “NAMPULENSE”
O Sporting de Monapo e o seu homónimo da cidade de Nampula voltam a partilhar a liderança do campeonato provincial, o “Nampulense” 2014, após a disputa da sétima jornada da primeira volta do certame, numa ronda em que o Benfica de Abdul Hanane foi fazer “estragos” na casa do Ferroviário de Nacala, treinado por António Muchanga, vencendo por três bolas a duas.
O Sporting de Nampula perdeu uma grande oportunidade para se isolar na tabela classificativa ao permitir um empate caseiro a um golo diante do FC de Moma, numa ronda em que o seu homónimo de Monapo esteve de fora devido ao número ímpar das equipas que disputam esta época o “Nampulense”.
Para além da derrota caseira do Ferroviário de Nacala, diante do Benfica de Nampula (2-3), destaque nesta sétima jornada vai para a vitória igualmente fora de portas do Benfica de Monapo, diante de Angoche Clube de Desportos, por 2-0.
Entretanto, está criado um braço de ferro entre os simpatizantes do Ferroviário de Nacala e a direcção do clube em que os primeiros exigem a retirada imediata de Antoninho do comando técnico, por estar a frustrar as ambições e expectativas dos adeptos “locomotivas”.
Depois de dois empates sucessivos na última jornada, o ninho “locomotiva” foi sacudido com uma derrota em casa, mesmo depois de ter ido ao intervalo a vencer por 1-0.
O “Nampulense”, após rodar a sétima jornada, é comandado pelos “leões” de Monapo e de Nampula que somam ambos 11 pontos, mais dois que a dupla Benfica de Nampula e Ferroviário de Nacala que têm nove cada. Nas posições imediatas vem também uma dupla que partilha o quinto e o sexto postos, respectivamente, com seis pontos, nomeadamente o FC de Moma e o Benfica de Monapo. O último classificado é o Angoche Clube de Desportos com três pontos.
Fonte:Jornal Noticias