Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

“Juntos na diversidade”domina espírito desportivo do evento

MAIS de sete mil pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e convidados testemunharam sábado, no pavilhão multiuso de Kilamba, em Luanda, Angola, a abertura dos IX Jogos da CPLP, numa cerimónia marcada por discursos, coreografia, cor e exibições culturais enaltecendo a amizade, harmonia e fraternidade entre os povos da comunidade dos países falantes de língua portuguesa.

 

Na cerimónia, em que participaram governantes membros da organização, com destaque para o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, foram enaltecidos os valores culturais dos povos da comunidade e destacada a necessidade de maior coesão entre os jovens dos países falantes de língua portuguesa, de modo que as diferenças sirvam como base de consolidação do espírito de união dos povos.

 

Discursando na abertura do evento, o presidente angolano desejou boas vindas e boa sorte aos participantes no evento, que se prolongarão até sábado.

 

Por seu turno, o ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, realçou o carácter unificador dos povos da comunidade no qual os Jogos se circunscrevem, apelando ao “fair-play” entre os jovens atletas, destacando, por outro lado, que a amizade não tem preço e que os países participantes têm muito para dar até ao dia 2 de Agosto, data do epílogo do evento, convidando o público a aplaudir, incentivar e apoiar na concretização dos objectivos do evento, cujo lema é “Juntos na Diversidade”.

 

“O mais importante, mais do que os resultados, é representar o espírito dos Jogos, fazendo com que a diferença entre os povos sirva como um meio de união. Mais do que ganhar, o importante é interagir, competir e construir o futuro melhor para os jovens da comunidade. O desporto sempre será, para além do exercício físico que nos proporciona, um meio de vida e de união entre os povos. Bem-vindos a Angola e ao pavilhão multiuso de Kilamba”, elucidou, ajuntando que os Jogos devem servir como promotores da fraternidade e harmonia, valores que se consubstanciem no lema do evento “Juntos na Diversidade”.

 

Bem hajam jovens da CPLP, bem haja Angola”, afirmou, enaltecendo o empenho desportivo dos angolanos para a organização do evento, que, pela rotatividade, deviam ter lugar em São Tomé. Os são-tomenses alegaram problemas de ordem organizacional, mas tudo indica que o maior problema é infra-estrutural.

 

A mensagem de compromisso de honra foi encarregue a Portugal, que destacou a amizade e fraternidade como fundamentais, sublinhando, adiante, que o convívio deve estar em primeiro lugar que as vitórias. Depois dos discursos, houve o momento cultural, dominado por folclore, ou seja dança retratando a diversidade cultural angolana. O evento foi abrilhantado por coreografia, cor e demonstração de ginástica.

 

A cerimónia de abertura culminou com a realização do jogo inaugural entre as selecções de andebol feminino de Moçambique e Angola. As moçambicanas não resistiram perante a plateia repleta do pavilhão multiuso, perdendo por 13-28. José Eduardo dos Santos acompanhou o embate, aplaudido pelos jovens atletas dos países participantes, que desfilaram com as bandeiras, enaltecendo o desejo de unidade e prosperidade da comunidade lusófona.  

 

No final, à meia-luz, as argolas olímpicas que simbolizam a unidade dos povos da CPLP estavam visíveis no centro da quadra, um cenário lindo que vai ficar na memória dos mais de 800 atletas que presenciaram da cerimónia de abertura.

 

Recordar que os Jogos foram oficialmente abertos no sábado, mas as competições iniciaram-se quinta-feira com o torneio de futebol. No sábado, para além do futebol e andebol, movimentaram-se as modalidades de basquetebol, vólei de praia, ténis de campo. Já ontem, foi o dia do arranque de competições nas modalidades de atletismo, judo, ténis de mesa e natação em águas livres.

 

 

SALVADOR NHANTUMBO, em Luanda

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias