Judocas nacionais conquistam 11 medalhas no “Africano”
O judo moçambicano continua a fazer história no continente africano. Recentemente, os judocas nacionais açambarcaram, no Campeonato Africano de Judo da Commonwealth e National Ranking, na vizinha África do Sul, um total de onze medalhas das quais quatro de ouro e igual número de prata e três de bronze.
Kevin Loforte, na categoria de juniores, conquistou as medalhas de prata e bronze no Campeonato de Judo da Commonwealth, enquanto Artur Júnior açambarcou ouro e bronze. Já na prova do “National Ranking”, destaque para o judoca Kevin Loforte que conquistou duas medalhas de ouro, enquanto Artur Júnior obteve ouro e prata.
Por sua vez, Ayton Siquir (medalha de bronze) e Carlitos Fondo (prata) alcançaram também os lugares de pódio, facto que fez bandeira nacional flutuar no palco do evento. Os quatro atletas foram acompanhados pelo seleccionador nacional de cadetes e juniores, Adriano Cândido.
A Federação Moçambicana de Judo faz um balanço positivo da participação dos judocas moçambicanos, sendo que esta agremiação destaca o facto dos mesmos apresentarem níveis de progressão que poderão dar frutos no futuro. “Penso que estivemos muito bem. Os judocas estiveram em bom plano ao alcançarem os lugares de pódio. Deram boas indicações, pelo que podemos augurar um futuro risonho para o judo moçambicano”, disse Nilton Mujovo, Secretário-Geral da Federação Moçambicana de Judo (FMJ). Mujovo disse ainda que o mais importante “é conferir maior rodagem” aos atletas para que possam “ganhar tarimba” e fazerem face aos seus adversários.
Fonte:Opais