Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Jogos tradicionais é união de cultura e desporto – segundo Fernando Sumbana, Ministro da Juventude e Desporto:

O III Festival dos jogos tradicionais foi oficialmente aberto no sábado, pelo Ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana, numa cerimónia pública que contou com a presença de várias figuras ligadas ao desporto e não só, e abrilhantada por alguns números da cultura moçambicana, casos de dança, música entre outras actividades recreativas.

 

 

No seu discurso de abertura, Sumbana vincou que os jogos tradicionais são um autêntico ponto de convergência entre a cultura e o desporto moçambicanos, e mais do que isso constitui o resgate das nossas práticas tradicionais.

 

 

E nós, o Governo, esperamos que este festival aglutine diferentes pessoas e que seja um veículo de aproximação dos cidadãos e dos jogadores de todas as províncias do nosso país aqui devidamente representados”, sublinhou.

 

 

Segundo o ministro, o desporto é a expressão da cidadania, do convívio e da irmandade, sendo que os jogos tradicionais têm uma força aglutinadora das pessoas, pois neles o país se revê na sua plenitude de diferentes formas.Destacou ainda o facto de esta edição incluir todas as faixas etárias, desde o mais adulto ao mais novo.

 

 

A dimensão dos jogos tradicionais expande-se a partir desta edição abrangendo todas as faixas etárias, e isso é importante. É sempre bom vermos um jovem a confrontar-se com um indivíduo da idade do seu progenitor e vice-versa”, frisou.

 

 

O dirigente foi mais longe, ajuntando que este evento ajuda a desviar os jovens das várias vicissitudes, casos de drogas e do alcoolismo e, por via disso, terem um crescimento são, sempre inspirados na geração “25 de Setembro” que lutou pela independência nacional.A terminar, o ministro apelou às delegações a lealidade, o respeito e “fair-play”, além de os aconselhar a aproveitar o evento para criarem amizades.

 

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias