Jogos Olímpicos arrancam sexta-feira
Cerca de 13.000 atletas provenientes de 206 países, entre os quais Moçambique, vão corporizar a 31ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão, cuja cerimónia de abertura vai ter lugar esta sexta-feira, dia 5, no mítico Estádio de Maracaná, no Rio de Janeiro, Brasil. No total serão 28 modalidades que desfilarão no evento, que decorrerá até ao dia 21, sob o slogan "Um Mundo Novo".
A abertura das Olimpíadas/2016 acontecerá na cidade do Rio de Janeiro no dia 5 de Agosto, com horário de início previsto para as 19.15 horas, com a realização de um show preliminar. A cerimónia propriamente dita começará pontualmente às 20.00 horas (1.00 hora de Moçambique) e terá a duração aproximada de 3 horas.
As atracções musicais que já têm presença confirmada na abertura das Olimpíadas são Anitta, Caetano Veloso, Elza Soares, Ludmilla, Gilberto Gil e Wesley Safadão. Contudo, os horários e detalhes das suas participações ainda não foram divulgados.
Também já foi confirmada a presença de Gisele Bündchen, que fará um desfile numa passarela que na verdade será criada virtualmente a partir de uma projecção do calçadão de Copacabana. O desfile terá como canção de fundo a música “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim.
A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos e também a de encerramento (que também será à mesma hora e com duração de duas horas) acontecerão no Estádio de Maracanã e serão televisionadas para o mundo inteiro.
QUEM ACENDERÁ À PIRA OLÍMPICA?
O grande ídolo do futebol no Brasil (Pelé) já tem a sua presença garantida na abertura das Olimpíadas. A dúvida é se ele será agraciado com a honra de acender a Pira Olímpica. Apesar de ser o favorito, pela sua grande representatividade, o seu nome ainda não foi confirmado.
O acendimento da Pira Olímpica é um dos momentos mais aguardados da abertura dos Jogos Olímpicos.
O responsável pela criação foi Thomas Heatherwick, que projectou a obra de 8,50 metros de altura. Desde 1928, nos Jogos de Amsterdão, as piras são dos principais símbolos evocados nas Olimpíadas.
Ainda não foi definido como será o roteiro do transporte da pira desde o Maracanã até ao Boulevard Olímpico.
Personalidades como a cantora Elza Soares e a modelo Gisele Bündchen estão confirmadas na festa inaugural.
O designer australiano Michael Scott-Mitchell, responsável pela Pira das Olimpíadas de Sidney (2000), disse a uma publicação brasileira que normalmente se projecta o objecto pensando em quem deve acendê-lo e apagá-lo, ao longo das cerimónias de praxe.
O especialista também ressaltou que cada país-sede deve pensar em elementos que sintetizem a cultura da nação e representá-los no desenho da pira. Criada por Michael, a Pira de Sidney foi acesa dentro d’água pela primeira atleta aborígene a representar o país, CathyFreeman.
Nas últimas Olimpíadas, em Londres (2012), uma pira formada por mais de 200 peças metálicas (simbolizando os times que participaram do evento) em formato de pétalas se juntava para acender a Chama Olímpica na abertura da festa e se distanciava para apagar o fogo no encerramento.
O QUE ESPERAR DA ABERTURA
A equipa de directores criativos para as Olimpíadas/2016 é composta por AndruchaWaddington, Abel Gomes, Daniela Thomas e Fernando Meirelles.
A promessa, segundo Daniela Thomas, é fazer a maior festa já realizada no país. Como se trata de um evento mundial, estima-se que mais de 3,5 bilhões de pessoas assistam à abertura das Olimpíadas do Rio em 2016.
A trilha sonora será marcada pelo melhor da música popular brasileira. A ideia é mostrar o que há de melhor e mais expressivo na cultura do Brasil.
A abertura tem como proposta contar um pouco da história do Brasil e como se deu a construção da identidade do povo brasileiro, destacando a migração e a miscigenação.
Deborah Colker é a responsável pela direcção das coreografias da abertura das Olimpíadas no Rio de Janeiro.
Daqui por diante é só aguardar que o grande dia chegue para que o Brasil e o mundo inteiro confiram a abertura das Olimpíadas RJ 2016.
Fonte:Desafio