Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Jogos escolares arrancam em Chimoio

manica.gif

 

Iniciou há momentos no campo da Soalpo, na cidade de Chimoio, província de Manica, à cerimónia de abertura do XIV Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, a decorrer até 18 deste mês, sob o lema “Desporto Escolar, Conservando a Natureza”.

Delegações das 10 províncias do país e da cidade do Maputo, já iniciaram o desfile num ambiente de muita animação e cor, sendo de assinalar a presença no local do Presidente da República, Filipe Nyusi, de membros do Executivo central e provincial e inúmeros concidadãos nacionais e estrangeiros.

De pé, o estadista nacional saúda as delegações que desfilam defronte da tribuna de honra, perante a assistência de milhares de pessoas que acorreram ao campo da Soalpo, para presenciar a cerimónia.

A banda militar anima o momento executando números do património musical nacional, numa festa algo contagiante e que junta mais de 1400 participantes.

O programa do festival começou com o desfile das 11 delegações presentes, representando todas as províncias do país, e será seguido pela entrada da tocha.

A ginástica massiva será o primeiro grande momento da cerimónia, que contempla ainda momentos culturais com actuação de grupos de dança tradicional e de música ligeira nacional e internacional.

O Chefe do Estado fará o discurso de abertura oficial do festival antes de dar o pontapé de saída do jogo de futebol entre as selecções Manica e Cabo Delgado, integradas no Grupo B.

Ainda hoje, o Presidente da República vai assistir, na Universidade Católica de Moçambique, à apresentação do filme “Elephant Defenders”, enquadrado na luta pela preservação deste animal que é mascote do festival, como forma de alertar para a sua conservação.

O programa geral do festival indica que o dia 15 será de descanso, estando agendadas actividades como visitas a locais de interesse histórico naquela província, com destaque para a Reserva Nacional de Chimanimani, uma das principais áreas de conservação do país, onde se localiza o Monte Binga, ponto mais alto do país.

Com o acolhimento dos Jogos Escolares em Manica, completa-se o ciclo iniciado em 1978 na cidade de Maputo. A capital do país acolheu as três edições seguintes (1980, 82 e 1998), antes de iniciar o esquema rotativo, em 2001, na província de Sofala. Seguiram-se Nampula (2003), Inhambane (2005), Zambézia (2007), Niassa (2009), Maputo (2011), Tete (2013), Cabo Delgado (2015) e Gaza (2017).

 

Fonte:Jornal Noticias