JOGOS DA CPLP

AS selecções nacionais participantes dos IX Jogos da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), que se disputam de 25 de Julho corrente a 2 de Agosto, em Angola, concentram-se a partir de sábado na Vila Olímpica do Zimpeto.
O início de estágio sucede à reunião entre os atletas e os respectivos encarregados de educação havida no sábado e serve, acima de tudo, para promover o espírito de grupo e estimular a confiança no seio dos atletas que integram as diversas selecções que desfilarão no evento.
Moçambique far-se-á representar por oito modalidades, entre individuais, natação em águas abertas, ténis e judo (entra pela primeira vez nesta edição) e colectivas, futebol, basquetebol, atletismo (convencional e para pessoa portadora de deficiência), andebol e voleibol de praia.
O futebol é a modalidade que se apresenta actualmente com mais ritmo e conjunto relativamente mais consolidado, sendo que a selecção de sub-17 está na corrida para o CAN Níger-2015. Depois de assegurarem a transição para a segunda eliminatória, com a vitória sobre a Namíbia no agregado das duas “mãos”, os “Mambinhas” voltam a entrar em acção este sábado frente a Angola.
Em basquetebol, tal como noutras modalidades, os grupos de trabalho ficarão completos a partir de sábado, com a chegada dos atletas das províncias e outros, que, por motivos académicos, ainda não se juntaram ao grupo de trabalho.
As selecções nacionais passarão, a partir de sábado, a treinar a tempo inteiro e acompanhados pelos respectivos técnicos até à partida para capital angolana, Luanda, prevista para o dia 25. A selecção de futebol será a primeira a seguir para Luanda, isto porque o torneio da modalidade rei arrancará primeiro, no dia 25, enquanto as restantes modalidades evoluirão depois da cerimónia de abertura dos Jogos, no dia 26.
A delegação moçambicana vai despedir-se oficialmente este sábado, num encontro em que, para além da interação com os atletas, será dada a informação sobre a preparação logística e desportiva das selecções nacionais e o que se espera que venham a ser nos Jogos.
A poucos dias da partida, a organização interna está neste momento empenhada em resolver alguns problemas de ordem burocrática, nomeadamente a emissão de vistos e certificados internacionais de vacinação (vacina contra a febre-amarela), bem como para assegurar toda logística que envolve a preparação e deslocação da delegação moçambicana para Luanda.
São no total 125 pessoas que compõem a delegação desportiva, entre atletas, técnicos, dirigentes e jornalistas.Paralelamente aos Jogos, haverá uma reunião (VII conferência) dos Ministros da Juventude e Desportos dos países membros da CPLP, na qual Moçambique estará representado pelo vice-ministro do ramo, Carlos Sousa.
MELHORAR A QUALIDADE E TRAZER MAIS MEDALHAS
Moçambique vai aos IX Jogos da CPLP tendo como principais objectivos, em termos desportivos, melhorar o terceiro lugar registado nos últimos Jogos, há dois anos, em Mafra, Portugal. A terceira posição resume-se em duas medalhas de ouro, seis de prata e oito de bronze, totalizando 16.
De acordo com o director-geral do Instituto Nacional do Desporto, António Munguambe, a melhoria da prestação pode ser conseguida em termos de qualidade, mantendo a terceira posição, bem como incrementando o número de medalhas, o que seria a maior concretização dos objectivos que se almejam.
Porém, exigir-se-á das selecções nacionais um esforço redobrado sendo que, para além de Portugal e Brasil, que terminaram em primeiro e segundo lugares em Mafra, o favoritismo recai também para Angola, entanto que anfitrião.
Mais do que os objectivos desportivos, os Jogos da CPLP têm, segundo Munguambe, como finalidade o encontro e confraternização entre os jovens e adolescente da comunidade.
CAMPOS PRONTOS PARA JOGOS
Os recintos desportivos escolhidos para acolher os IX Jogos da CPLP estão já prontos. Segundo informações avançadas pelo Comité Organizador, o atletismo (olímpico e paralímpico) disputar-se-á na pista do Estádio Municipal dos Coqueiros. O judo, por seu turno, terá como palco o Pavilhão Principal da Cidadela e a natação em águas abertas (mar) na Ilha do Cabo.
Os jogos de voleibol de praia também terão lugar na Ilha do Cabo, ao passo que o futebol será disputado nos estádios 11 de Novembro e Coqueiros. Os jogos de ténis efectuar-se-ão no Clube de Ténis de Luanda (CTL), enquanto o ténis de mesa disputar-se-á no pavilhão do Complexo da Cidadela.
As delegações desportivas nacionais e estrangeiras ficam alojadas no Complexo Futungo II, na Samba, com um total de pelo menos 800 pessoas, entre atletas, árbitros, corpos técnicos e dirigentes.
O acto de abertura vai ter dois momentos: o primeiro, de manhã, com o içar da bandeira dos países participantes e a entoação dos respectivos hinos nacionais. À tarde, realizar-se-á um espectáculo gimnodesportivo, no pavilhão multiuso do Kilamba, seguido do jogo inaugural de andebol.
Salientar que esta é a segunda vez que Angola acolhe os Jogos Desportivos da CPLP, depois da estreia em 2005.