Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Jéssica Cossa afastada da selecção de natação

A NADADORA do Tubarões de Maputo, Jéssica Cossa, foi afastada da Selecção Nacional que, no próximo mês, vai participar nos Jogos Africanos, em Congo-Brazzaville, na sequência de uma acção disciplinar que corre contra ela em virtude de ter participado nas Universíadas de Gwangjou, na Coreia do Sul, sem autorização da Federação Moçambicana de Natação (FMN), a instituição máxima que gere a modalidade no país.

 

Numa carta enviada à nossa Redacção, a FMN explica que constatou, no decorrer dos procedimentos de preparação para o arranque das competições de natação nas Universíadas de Gwangjou, através da Federação Internacional da modalidade (FINA), que, para além do atleta Elton Mangore, do Golfinhos de Maputo, indicado para representar Moçambique no evento, se encontrava naquela cidade a atleta Jéssica Cossa e o respectivo treinador, Patrício Vera, ambos residentes na Rússia, para participar nas competições.

 

Na sequência da participação não autorizada nesta competição, foi instaurado um processo disciplinar para melhor perceber e averiguar os seus contornos, sendo que decorre, ao nível do conselho disciplinar da FMN, trabalho para avaliar outras eventuais implicações e tomar medidas adequadas para sancionar e disciplinar os envolvidos e para desencorajar a participação indevida de atletas em competições no estrangeiro”, refere a carta.

 

Enquanto decorre o processo disciplinar instaurado contra Jéssica Cossa e Patrício Vera, a FMN considera que os dois não são dignos de representar Moçambique em competições nacionais e internacionais e decidiu não convocá-los para a Selecção Nacional para os Jogos Africanos Congo Brazzaville-2015.

 

Recordar que Jéssica Cossa, uma das nadadoras mais brilhantes da natação moçambicana, está na Rússia há sensivelmente dois anos a beneficiar de uma bolsa de estudos, mas continua filiada ao Golfinhos de Maputo. Enquanto isso, Patrício Vera adquiriu a nacionalidade moçambicana, tendo sido treinador do Golfinhos e Tubarões antes de partir para Rússia.

 

Fonte:Jornal Noticias