Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

JEFFREY NOVELA: Mais um piloto no Troféu da FIA

 

MAIS um piloto acaba de ser indicado pelo Automóvel & Touring Clube de Moçambique (ATCM) para representar o país no Troféu da Academia de Karting da Federação Internacional de Automobilismo, que começa a ser disputado em Abril que espreita.

 

Trata-se de Jeffrey Novela, nova revelação de karting, uma modalidade do desporto motorizado, e que acaba de ascender à classe Max Júnior (13 a 15 anos). No ano passado esteve a competir nos Maxterino (7 a 13 anos), tendo dado boas indicações ao terminar o campeonato em terceiro lugar, depois de ter estado várias vezes no pódio.

 

O torneio, que envolve perto de 50 talentosos pilotos do mundo, compreende três fases pontuáveis ao fim das quais se apuram os melhores. A primeira será disputada de 21 a 24 de Abril, em Paris, na França; a segunda de 24 a 16 de Junho, em Portimão, Portugal; e a última de 2 a 4 de Setembro, em Kristianstad, na Suécia. Portanto, é uma espécie de montra para os clubes internacionais escolherem os seus futuros pilotos.

 

Jeffrey Novela é o segundo piloto a beneficiar desta possibilidade de competir ao lado de pilotos que rodaram em outros tipos de pistas internacionais. O primeiro foi Laher Maciel, o actual campeão dos Max Júnior, que ano passado competiu na Espanha, Bélgica e Alemanha, tendo tido um desempenho relativamente aceitável.

 

Nas vésperas de se estrear entre os jovens pilotos de calibre internacional, Jeffrey Novela, que se prepara afincadamente no kartódromo do ATCM, diz que a sua escolha constitui um duplo desafio, sendo que parte para uma primeira experiência internacional e em grandes pistas internacionais. O segundo desafio é que coincide no ano que ascendeu de uma classe para outra, ou seja, ao volante de um novo kart (125 cc)   e que exige de si força e inteligência.

 

Questionado se estava preparado para enfrentar pilotos e pistas internacionais, Jeffrey Novela disse que ser bom competir fora para ganhar mais experiência e acompanhar o andamento de outros. Manifestou extrema satisfação pela oportunidade de poder conhecer pilotos doutros países e nível.

 

É um desafio, porque a classe para a qual transitei exige mais força e táctica e é isso que vou poder explorar no torneio”, comentou.

 

Da sua trajectória, Jeffrey Novela teve como melhor classificação o segundo lugar na quinta prova (antepenúltima) do campeonato de karting, isto em Maxterino. Na sua estreia como Max Júnior, no arranque do campeonato da cidade este mês, o jovem piloto foi quinto, numa classe onde as referências são Laher Maciel e Karl Pitzer, respectivamente campeão e vice-campeão.

 

 

Fonte:Jornal Noticias