Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Inhambane terá campo com relva sintética

A CAPITAL provincial de Inhambane poderá contar até finais deste ano com relvado sintético, com a conclusão das obras em curso no Campo de Muelé, arredores da cidade.

 

 O projecto, idealizado pelo Conselho Municipal de Inhambane, compreende a construção das bancadas, tribuna de honra e reabilitação dos balneários. A empreitada foi adjudicada à Conexão Multi Serviços, uma empresa de construção civil nacional que ganhou o concurso público lançado pela edilidade.

 

Entretanto, com a realização do XIII Festival Nacional da Cultura que arranca amanhã na cidade de Inhambane, as obras da colocação da relva sintética foram aceleradas, não tendo por isso obedecido algumas regras mais elementares para a colocação do chamado tapete verde num palco desportivo para a prática do desporto-rei.

 

A nossa Reportagem constatou que o relvado sintético foi esticado antes da colocação da base de solo e cimento (betão), nem mesmo do sistema de rega, isto porque o recinto foi escolhido para acolher as cerimónias de abertura e encerramento do evento cultural.

 

Tivemos de interromper o curso normal do nosso projecto para realizar algumas intervenções de emergência. Colocámos o relvado no pelado antes de preparar devidamente tal como reza o objecto da obra, sabemos e temos conhecimento disso, acordámos com o dono da obra, o Conselho Municipal de Inhambane, para fazermos assim e, depois do festival, vamos dobrar o relvado e retomaremos o nosso projecto”, explicou o director-geral da empresa, Camilo Momad Bay.

 

Entretanto, esta explicação da retirada do “tapete” depois do festival da cultura, para seguir o caderno de encargos, sossega os adeptos de futebol na província de Inhambane que questionavam a qualidade do trabalho em curso de acordo com os regulamentos da FIFA.

 

O Presidente do Conselho Municipal de Inhambane, Benedito Guimino, confirmou ao nosso Jornal que as obras feitas neste momento são apenas de emergência para disponibilizar conforto ao festival da cultura que terá como ponto mais alto a homenagem ao Presidente da República, Armando Guebuza.

 

Estamos a construir o nosso campo sintético dentro das limitações orçamentais que temos, mas assumimos que para chegar ao Moçambola é preciso organização e achamos por bem ter aqui na cidade de Inhambane uma infra-estrutura de qualidade, para nos próximos dias acolhermos, não só, estágios das nossas selecções nacionais de futebol, mas também de outros quadrantes do mundo que neste momento se esquivam porque não oferecemos condições de treinamento”, disse Guimino.

 

 

O Presidente do município de Inhambane disse que a edilidade está a fazer a sua parte no apoio ao futebol e anotou que cabe aos clubes prepararem-se para melhor fazer uso desta infra-estrutura que, em princípio, estará pronta em 2015.

 

 

Estamos a fazer a nossa parte, a partir de Janeiro do próximo ano, se tudo correr tal como está planificado, a bola estará do lado dos clubes, porque nós já teremos uma infra-estrutura apta para todas as competições da modalidade rainha, daí que queremos para já dizer aos clubes para investirem bem para chegarem à fase final do Campeonato Nacional de Futebol, vulgo Moçambola, porque nenhuma colectividade de Inhambane vai carregar bolas no saco à procura de campo para jogar, isto porque já teremos um belíssimo campo pronto”, avisou Guimino visivelmente satisfeito, mas também muito cauteloso já que ainda não acabou em definitivo o projecto.

 

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias