Infra-estruturas do Desportivo em reabilitação
O DESPORTIVO de Maputo desencadeou uma campanha de reabilitação das suas infra-estruturas com maior incidência para a piscina e o pavilhão.
A piscina, por exemplo, terá uma imagem moderna. Neste momento é notória a renovação daquela infra-estrutura com redução em comprimento/largura (20x25 metros) e profundidade (2,40).
A nossa Reportagem constatou ontem que o “grosso” dos trabalhos já foi feito. O de betonagem, que teve em vista reduzir a profundidade, bem como o de instalação eléctrica foi concluído. Os pedreiros, que trabalhavam arduamente, estavam a finalizar o processo de introdução dos tubos de água, ao mesmo tempo que faziam alguns acertos no piso da piscina.
Tudo indica que a piscina, bem como as bancadas, os balneários e o restaurante (áreas adjacentes) estarão prontas entre Janeiro e Fevereiro do próximo ano. Neste momento aguarda-se pelo material diverso, que dentro de duas semanas deve estar disponível. Trata-se de azulejos, tijoleira, lâmpadas convencionais e específicas para piscina, entre outros artigos, para que se dê o toque final.
Concluídas as obras da piscina, as baterias estarão intrinsecamente apontadas para a área do salão de festas (junto à piscina pequena), local onde vai nascer um espaço com a mesma finalidade, mas com uma imagem completamente renovada. Os sinais de edificação da nova “casa” de festas, embora ainda numa fase embrionária, são visíveis. Os pilares que servirão para assentar o primeiro andar (uma inovação) já estão prontos. Acredita-se que até ao final do primeiro trimestre de 2018 esta zona também esteja concluída e os trabalhos sejam totalmente finalizados.
De referir que a piscina do Desportivo está encerrada desde o ano passado, tendo o clube fechado as portas à natação.
RENOÇÃO DO PARQUET
Enquanto na piscina ouve-se o som de fortes marteladas, no interior do pavilhão o ruído da rebarbadeira, fazendo os devidos cortes em certas áreas, onde o “parquet” está danificado e em seguida coloca-se o novo. Os trabalhos arrancaram na quinta-feira e espera-se que até próxima semana estejam concluídos.
De algum tempo a esta parte, o pavilhão dos “alvi-negros” tem estado a caminhar para uma degradação acelerada devido a água que vai penetrando pelos pequenos furos na cobertura, mas suficiente para deixar alagado o piso, com principal enfoque para as áreas juntos às tabelas.
A reabilitação da cobertura será, por isso, zona a atacar logo que terminem as obras de melhoramento do piso.
Recorde-se que o “parquet” do Desportivo foi totalmente substituído no âmbito dos preparativos para os Jogos Africanos-Maputo 2011.
Fonte:Jornal Noticias