Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

16.Mai.18

III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE FUTEBOL

   

O III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE FUTEBOL - Políticas, Diversidades e Intolerâncias têm como objetivo promover durante os dias 26 a 29 de Setembro de 2018 o terceiro encontro acerca da produção acadêmica mais expressiva sobre o futebol dentro e fora do país. O encontro é uma iniciativa interinstitucional entre o Museu do Futebol, LUDENS (via Departamento de História da FFLCH -USP), PUC-SP e Ludopédio.

 

Desejamos proporcionar aos profissionais envolvidos em suas atividades a oportunidade da realização de um balanço crítico a respeito da produção acadêmica dos últimos quatro anos, bem como o debate público acerca dos avanços teóricos e dos caminhos metodológicos trilhados na área de estudos do futebol.

 

O evento constitui-se no ponto de articulação dos grupos de pesquisa espalhados pelas universidades brasileiras, em conexão com centros de pesquisa e atores esportivos localizados na América, na Europa e na África. A terceira edição do evento tem por objetivo promover a livre troca de ideias, a sofisticação do juízo estético e o aprofundamento da percepção crítica sobre os dilemas e contradições da realidade atual do futebol.

 

Com efeito, organizado ao redor de eixos temáticos que atravessam as questões cruciais do campo esportivo, tais como as relações de gênero, as manifestações de intolerância (racismo, xenofobia, homofobia), as estruturas de poder (FIFA, COI, CBF) ou, ainda, a diversidade das práticas culturais, o evento descortina aos participantes novas linhas de pesquisa, percorridas tanto a partir do aparelho conceitual da antropologia, da sociologia, da política, da história, da geografia, da literatura e da educação física; quanto de uma perspectiva interdisciplinar disposta a transpor as fronteiras epistemológicas dentro das quais se constituem as referidas disciplinas.

 

Fenômeno complexo, dinâmico e multifacetado, o futebol se desvela num produto inacabado da inter-relação envolvendo as práticas culturais. Nesse sentido, os estudos que serão apresentados no evento buscam elucidar as trajetórias dos agentes esportivos; analisar as linhas de força que atravessam a esfera de jogo; traduzir a trama semântica da partida; revelar, de uma perspectiva interna, a lógica que estrutura o campo do futebol e assinalar, do ponto de vista mais amplo, a posição privilegiada que ele ocupa na cartografia da cultura global.

 

Desejamos a todos um excelente encontro!

                                           

CONVIDADOS CONFIRMADOS

   

conteudoimagem_1525980209_1_1_MariaMutola.jpg

 

Maria Mutola [Moçambique]

 

conteudoimagem_1525834675_1_1_PatricMignon.jpg

 

Patrick Mignon [França]

Atleta campeã dos 800m nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000 e recordista mundial dos 1000m. O contexto de pós independência de Moçambique implicou na reorganização de modos tradicionais de autoridade, política e também de gênero, nesse cenário foi através do futebol que Mutola iniciou-se esportivamente quando criança. Impedida de seguir como jogadora, tornou-se corredora e a primeira de seu país a ganhar uma medalha de ouro. É autor do livro La Passion du Football, assim como de vários artigos sobre o desempenho esportivo e relatórios sobre o gerenciamento de torcedores, racismo e discriminação no futebol. Foi chefe do Departamento de Sociologia do Institut National du Sport, L’Expertise et de la Performance da França (INSEP) de 1998 a 2015.
26/09 - 19h30 | PUC SP - MESA: Esportes, Gênero e Áfricas 26/09 - 10h00 |  Museu do Futebol - Conferência de abertura

 

   

conteudoimagem_1525834498_1_1_JucaKifouri.jpg

 

Juca Kfouri [Brasil]

 

CTErena.jpg

 

Carlos Terena [Brasil]

 Com mais de 50 anos de experiência jornalística e passagem significativa na direção das revistas Placar e Playboy, Juca ainda comanda blogs e colunas em jornais, além de participar de programas de TV e rádio. É autor de “A Emoção Corinthians, “Corinthians – Paixão e Glória”, “Meninos, Eu vi… “, “O Passe e o Gol” e “Confesso que perdi: memórias”, além de ter tido algumas colunas ao longo da carreira compiladas em “Por que não desisto – Futebol, dinheiro e política” Indígena sul mato-grossense da etnia Terena, Kopenoty Chané do clã Xumoné. Foi fundador do primeiro movimento político indígena (UNIND) e idealizador da primeira seleção indígena de futebol na década de 70. Está a frente da organização dos Jogos dos Povos Indígenas desde 1996 e, em 2015, foi um dos responsáveis pela versão Mundial do encontro realizado em Palmas -TO, com a participação de 1,8 mil atletas de 24 etnias brasileiras e 23 países.
27/09 - 17h30 | FFLCH-USP - MESA: Políticas e Formas de Torcer 27/09 - 10h00 | Museu do Futebol - MESA: Futebóis

 

   

Daniela-Alfonsi.jpg

 

Daniela Alfonsi [Brasil]

 

Flavio-de-Campos.jpg

 

Flávio de Campos [Brasil]

Doutora em Antropologia Social pela USP, trabalha desde 2008 no Museu do Futebol, sendo Diretora de Conteúdo desde 2014. Concebeu e desenvolveu projetos de pesquisa, documentação e exposições, tais como o Centro de Referência do Futebol Brasileiro e o Visibilidade para o Futebol Feminino. Em sua tese de doutorado, pesquisou sobre a memória esportiva em museus.
 Doutor em História Social pela USP. Professor no Departamento de História da FFLCH – USP. Desenvolve pesquisas sobre a História dos Jogos desde a Idade Média até a Época Contemporânea. É o coordenador do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Futebol e Modalidades Lúdicas).
26/09 - 14h00 | Museu do Futebol MESA: Rede de Estudos sobre Futebol e Mulheres na América Latina 27/09 - 17h30 | FFLCH-USP - MESA Políticas e Formas de Torcer

 

   

Jamil.jpg

 

Jamil Chade [Brasil]

 

JosePortella.jpg

 

José Luiz Portella Pereira [Brasil]

Jornalista correspondente do jornal O Estado de S. Paulo na Europa desde 2000 e colunista da Rádio Estadão, Chade já cobriu três Copas do Mundo, Olimpíadas, Eurocopas e têm acompanhado a gestão do esporte de perto. Em 2014, lançou o e-book “A Copa como ela é” e em 2015, publicou o livro “Política, Propina e Futebol: Como o ‘Padrão Fifa’ ameaça o esporte mais popular do planeta“, que relata os bastidores da entidade máxima do futebol e seus escândalos de corrupção. Foi Secretário-executivo do Ministério dos Esportes onde idealizou e presidiu o grupo que redigiu o Estatuto do Torcedor. É colunista do jornal Lance! e foi coordenador do curso de Gestão de Esportes da Universidade São Marcos. Atualmente é doutorando em História Econômica na FFLCH/USP.
27/09 - 14h30 | FFLCH-USP - MESA: Por dentro das Instituições Esportivas 28/09 - 14h30 | FFLCH-USP - MESA: Gestão Esportiva e Políticas 

 

   

BEluzzo.jpg

 

Luiz Gonzaga Belluzzo [Brasil]

 

Rosana.jpg

 

Rosana da Câmara [Brasil]

Professor titular aposentado da UNICAMP e fundador da FACAMP. Foi assessor econômico e secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987). De 1988 a 1990, foi secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras no biênio 2009/2010. Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Autora de “Os Perigos da Paixão: Visitando Jovens Torcidas Cariocas. É pesquisadora do Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural da (Laboep-UFF) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Esporte e Sociedade (NEPESS-UFF). Fez parte do grupo que compôs o Brazilian-German Fans and Expertexchange Programme em 2014.
28/09 - 14h30 | FFLCH-USP - MESA: Gestão Esportiva e Políticas 27/09 - 17h30 | FFLCH-USP - MESA: Políticas e Formas de Torcer

 

   

Luiz-Burlamaqui.jpg

 

Luiz Guilherme Burlamaqui [Brasil]

 

SandraSchelder.jpg

 

Sandra Schwedler [Alemanha]

Organizador da publicação “Desvendando o jogo: nova luz sobre o futebol”, junto com Bernardo Borges Buarque de Hollanda. É Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo e investiga as múltiplas articulações que o dirigente João Havelange teceu na sua primeira eleição da FIFA. Presidente do Conselho de Supervisão do FC St. Pauli, time da segunda divisão da Alemanha, fundado em 1910 e um dos mais carismáticos do mundo. Parte significativa do seu prestígio está relacionada a luta travada contra o racismo, sexismo e fascismo dentro e fora dos estádios.
27/09 - 14h30 | FFLCH-USP - MESA: Por dentro das Instituições Esportivas 28/09 - 14h30 | FFLCH-USP - MESA: Gestão Esportiva e Políticas

 

   

Silvana.jpg

 

Silvana Goellner [Brasil]

 

wagner-xxavier.jpg

 

Wagner Xavier de Camargo [Brasil]

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde coordena o Centro de Memória do Esporte da ESEF/UFRGS e o GRECCO - Grupo de Estudos sobre Esporte, Cultura e História. Com pesquisas nos temas de gênero, história do corpo e da educação física, em 2016 foi convidada a integrar o comitê de reformas da CBF, através do grupo de trabalho responsável por gerar um diagnóstico e um plano de ação para a modalidade do futebol feminino no Brasil. PhD em Ciências Humanas, Wagner desenvolveu uma tese problematizando relações de gênero envolvendo "atletas gays" em competições esportivas internacionais LGBT. Sua produção situa-se na interface dos campos Antropologia das Práticas Esportivas, Estudos de Gênero e Sexualidades. Atualmente é pós-doutorando em Antropologia Social na Universidade de São Carlos (UFSCar) e pesquisa torcidas virtuais e homofobias
27/09 - 14h30 | FFLCH-USP - MESA: Por dentro das Instituições Esportivas 27/09 - 10h00 | Museu do Futebol - MESA: Futebóis

 

   

AiraBonfim.jpg

 

Aira Bonfim [Brasil]

 

Florenzano.jpg

 

José Paulo Florenzano [Brasil]

É pesquisadora do Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol, projeto no qual atua desde a sua implantação em 2011. Foi responsável pela pesquisa de Visibilidade Para O Futebol Feminino (2015) e coordenou a pesquisa quantitativa de Territórios do Torcer(CPDOC/MF 2014/15). É mestranda no curso de História, Bens Culturais e Política na FGV-RJ, com pesquisas sobre o futebol praticado por mulheres cariocas na década 1940.  

Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autor dos livros “Afonsinho e Edmundo: a rebeldia no futebol brasileiro”  e a “A Democracia Corinthiana: práticas de liberdade no futebol brasileiro” . Tem experiência na área da Antropologia Urbana, Sociologia do Esporte e História Política do Futebol, campo interdisciplinar no qual analisa a trajetória dos jogadores rebeldes, o desenvolvimento das práticas de liberdade, a significação cultural dos times da diáspora.

27/09 - 10h00 | Museu do Futebol - MESA: Futebóis 26/09 - 19h30 | PUC SP - MESA: Esportes, Gênero e Áfricas

 

   

VEronica.jpg

 

Verónica Moreira  [Argentina]

 

DavidWood.jpg

 

David Wood [Inglaterra]

Docente do Departamento de Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires e autora de publicações sobre esporte, cultura e sociedade. Responsável pelo projeto de pesquisa "Violência e meios de comunicação. A construção das representações legítimas sobre a violência no campo futebolístico". Atualmente realiza pesquisas etnográficas sobre homens e mulheres que praticam boxe. Docente do Departamento de Estudos Latino-Americanos na Universidade de Sheffield e autor do livro Futebol e Literatura na América do Sul lançado em 2017. É também um dos proponentes da formação de uma rede internacional de estudos do esporte na América Latina, principalmente do futebol, com interdisciplinaridade e diálogo entre as Artes e as Ciências Humanas.
26/09 - 14h00 | Museu do Futebol - MESA: Rede de Estudos sobre Futebol e Mulheres na América Latina 26/09 - 14h00 | Museu do Futebol - MESA: Rede de Estudos sobre Futebol e Mulheres na América Latina