Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Igor sai em branco

 

O NADADOR moçambicano, Igor Mogne, voltou a falhar por pouco a medalha de bronze, desta vez nos 400 metros livres, na sua última aparição no campeonato africano da modalidade, que decorre em Blomfontein, Free State, África do Sul.

 

Igor Mogne, cujo tempo de inscrição estava fixado em 3:57.17 minutos, por sinal o terceiro melhor entre os nove concorrentes à final, transitou das preliminares já com o tempo de 4:12.20 minutos, em sexto lugar.

 

Na final, o nadador moçambicano fez muito esforço, mas infelizmente chegou à meta em quarto lugar, já com o tempo de 4:04.55, portanto a sensivelmente dois segundos do argelino Lounis Khendriche, que conquistou o bronze com a marca de 4:02.15.

 

Khendriche, que tinha o tempo de inscrição fixado em 3:59.00 minutos, portanto ligeiramente abaixo de Igor Mogne, qualificou-se para a final em terceiro, com a marca de 4:09.93. Isto deixou claro que o nadador moçambicano encararia muitas dificuldades na final ganha pelo sul-africano Myles Brown, com o tempo de 3:54.80.

 

Myles Brown foi curiosamente o vencedor dos 200 livres, outra especialidade de eleição de Igor Mogne, na qual o nadador moçambicano se estreou no domingo, dia do arranque do campeonato, terminando igualmente na quarta posição.

 

Assim, como havíamos previsto, à entrada para esta competição Myles Brown e o egípcio Marwan Elamrawy, detentores das medalhas de ouro e de prata, nos 200 metros livres, apresentavam-se como principais favoritos à conquista dos 400 livres. Tal como nos 200 livres, Marwan Elamrawy ficou com a prata, ao registar o tempo de 3:56.45 minutos.

 

A Selecção Nacional esteve igualmente representada nas finais de 100 metros bruços por Gisela Cossa e Sumeia Damão. Enquanto Gisela Cossa qualificava-se por mérito próprio, ao transitar das preliminares com 1:28.99 minuto, Sumeia Damão (1:37.36) foi repescada em virtude da desistência de uma das oito apuradas à final.

 

Gisela Cossa e Sumeia Damão não foram para além da penúltima e última posições, mas melhoraram as suas marcas ao fixarem os novos tempos em 1:26.89 e 1:35.94 minuto, respectivamente. A prova foi ganha pela sul-africana Kaylene Corbet, com o tempo de 1:11.81.

 

Ainda ontem nadaram Ahllan Bique e Layla Taquidir, respectivamente, nos 200 bruços e 100 metros mariposa, mas não passaram das preliminares. Aliás, Ahllan Bique foi desqualificado por ter cometido uma infracção durante a disputa da qualificação para a final, ganha também por um sul-africano, Ayrton Sweeney, com o tempo de 2:16.96 minutos.

 

Layla Taquidir nem sequer melhorou o seu tempo de inscrição (1:18.33), ao fixar a sua nova marca em 1:22.75.

 

Para hoje, apenas Sumeia Damão se fará à pista nos 50 metros livres, sendo que maior parte da selecção já completou as suas provas. A selecção despede-se da natação pura amanhã, através do atleta Junaide Cane, que também nadará nos 50 livres.

 

O combinado nacional participará, no domingo, do torneio de águas abertas, prova com um percurso de cinco quilómetros e que marcará o fim do campeonato no qual participam perto de 150 nadadores, em representação de 19 países do Continente Africano.

 

Ahllan Bique e Gisela Cossa, vencedores da última edição da Travessia Maputo/KaTembe, vão representar o país no torneio.

 

SALVADOR NHANTUMBO, em Bloemfontein

 

Fonte:Jornal Noticias