HCB- 4, - CHIBUTO - 1: Apenas fulminados no Songo

O GRUPO Desportivo da Hidroeléctrica de Cahora-Bassa (HCB) protagonizou na tarde de domingo no seu campo, na vila do Songo, uma goleada ao Chibuto de quatro bolas a uma, num dia em que a dupla técnica zambiana esteve fora do banco, e Orlando Assupainho, um dos adjuntos assegurou bem a equipa.
Foi uma tarde alegre no Estádio 27 de Novembro em que os hidroeléctricos entraram para o jogo entusiasmados com um caudal ofensivo caracterizado por jogadas em grupo o que desequilibrou o meio campo e a dianteira do Chibuto.
Foi assim que logo aos dois minutos surgiu o primeiro aviso quando Lewis, depois de receber a bola de Babo, correu até junto à linha do fundo, do lado direito, tendo cruzado para Eurico que de cabeça rematou por cima do travessão.
Os visitantes ainda estavam a organizar a equipa, quando surgiu o golo da HCB, por intermédio de Lewis que, só com Zacarias pela frente, escolheu o ângulo e atirou certeiro, isto aos sete minutos.
O Chibuto não se intimidou, acreditou que ainda havia muito tempo de jogo e foi assim que dois minutos após o golo restabeleceu a igualdade num tento fantástico de Johane, de um livre directo.
Com um futebol de muita categoria, aliado às individualidades técnicas dos seus jogadores, fundamentalmente Johane, Stanley e Cédric, o Chibuto foi crescendo aumentando o seu poder atacante e criando alarmes na defensiva contrária, sobretudo quando o esférico estivesse nos pés deste trio.
A HCB optou por contra-atacar em bloco e sempre apanhou a defensiva do Chibuto em contrapé, e numa dessas acções e num cacho de jogadores no interior da pequena área a bola bate no braço de Maninho e como árbitro esteva por ali perto não teve dificuldades em assinalar o castigo máximo.Fabrice, chamado a cobrar, não teve dificuldades em enviar a bola para um canto e Zacarias para o outro. Estava desfeita a igualdade aos 36 minutos.
Foi a partir deste golo que os hidroeléctricos abriram as suas comportas, descarregando certeiro para a baliza de Zacarias. O terceiro golo não tardou e surgiu por cima dos 45 minutos por intermédio de Rogério, de cabeça, a finalizar um cruzamento de Cambala.Veio a segunda parte com o Chibuto a desbobinar o seu belo futebol, mas sem encontrar caminhos para o golo, pois, apesar da HCB denotar fragilidades no seu meio campo.
Já na ponta final do jogo, isto aos 83 minutos, surgiu o quarto da HCB por Cambala que rematou rasteiro.
A arbitragem foi de Luís Jumisse, coadjuvado por Ivo Miambo e Elina da Silva.
FICHA TÉCNICA
HCB: Chico; Gervásio, Mucuapele, Rogério, Tony, Luís, Cambala, Fabrice, Babo, Eurico e Lewis.
Alinharam ainda Caló, Jacob e Nichola.
CHIBUTO: Zacarias; Nito, Chicualacuala, Stanley, Nhabanga, Maninho, Johane, Obel, Palatão, Dário e Cédric.
Entraram Paíto e Christopher.
GOLOS: Lewis, Fabrice, Rogério e Cambala (HCB); Johane, do Chibuto.
BERNARDO CARLOS
Fonte:Jornal Noticias