“Guerreiros” de Gaza vencem combates antes da guerra
A guerra essa inicia já no final de semana, concretamente no sábado, no campo da Soalpo, que será usado pelo Textáfrica de Chimoio, quando a equipa da casa receber a Associação Desportiva da Macuácua. Mas enquanto a guerra, verdadeiramente dita, para a luta pelo “canecão” do Moçambola-2017, não inicia, as equipas vão se preparando em pequenos combates, tal como aconteceu no último fim-de-semana.
Foram várias partidas de preparação disputadas para o início do campeonato nacional da primeira divisão, o Moçambola, na sua versão deste ano. O Clube de Chibuto realizou duas partidas com equipas do mesmo nível, no que diz respeito ao mesmo campeonato, respectivamente com o Ferroviário de Maputo e com a Associação desportiva de Macuácua. No sábado, os “guerreiros” de Gaza derrotaram o Ferroviário de Maputo por três bolas a duas, na partida mais difícil que teve. Aliás, o Chibuto, que a meio da semana passada sofrera uma goleada diante do Costa do Sol, por quatro bolas sem resposta, venceu os “locomotivas” da capital com golos de Lazarons, Luckman e Chawa, chegando a fixar o resultado em 3-0, antes de sofrer dois golos já quase no final da partida. Esta partida teve lugar no campo do Chibuto.
No domingo, já no campo do Ferroviário de Gaza, em Xai-xai, os “guerreiros” defrontaram o outro representante de Gaza no Moçambola-2017, a Associação Desportiva de Macuácua, desta feita por duas bolas sem resposta, com golos de Lalá e Johane. Pelo andamento desta carruagem, dá para prever que o Chibuto vai entrar com pé direito nesta competição, diante do Ferroviário de Nacala, no domingo, no seu reduto.
Aliás, este Ferroviário de Nacala venceu a Liga Desportiva de Pemba, em partida disputada, sábado, no campo da Bela Vista, em Nacala. Uma partida difícil para o conjunto “locomotiva”, que teve que suar as estopinhas para levar de vencida a turma de Cabo Delgado que vai disputar o campeonato da divisão de honra, pela zona norte.
Fonte:Opais