Governo disponibiliza técnicos às federações
O MINISTÉRIO da Juventude e Desportos procedeu, através do Instituto Nacional do Desporto (INADE), à entrega de três técnicos cubanos às federações moçambicanas de atletismo e de boxe e ao Centro de Medicina Desportiva do Zimpeto, tendo como objectivo reforçar a sua capacidade técnica para responder com eficácia à preparação e recuperação física dos atletas.
Trata-se de Vicente Sotolongo, especialista e técnico de atletismo; Óscar Martinez, treinador de boxe; e Ana Mercy, técnica fisioterapeuta e que vai também servir as selecções nacionais, respectivamente.
Quer no que diz respeito aos treinadores, quer em relação à técnica fisioterapeuta, a sua acção junto das federações tem como prioridade a formação e capacitação dos agentes desportivos das respectivas modalidades; apoio à organização dos gabinetes técnicos e acompanhamento das selecções nacionais.
Saliente-se que os referidos técnicos se encontram no país no âmbito dos acordos de cooperação existentes entre Moçambique e Cuba e na base de um contrato de trabalho rubricado entre o INADE e a Cubadeportes, com a duração de dois anos.
O contrato pode ser sucessivamente renovado por igual período mediante avaliação do desempenho dos mesmos a ser apresentado ao INADE pelas respectivas federações.
Fonte:Jornal noticias