Gonçalves lança “semente” na Matola
O ANTIGO internacional moçambicano, Gonçalves Fumo, está a encabeçar um ambicioso projecto de formação de jogadores na Matola através da academia de que é patrono.
Gonçalves Fumo que fez grande parte da sua careira no estrangeiro, depois de ter começado no Maxaquene, onde depois foi contratado pelo Sporting Clube de Portugal, passando por outros clubes, afirma que o que lhe move foi ter sentido que podia ter sido melhor jogador do que foi, mas faltou-lhes alguns detalhes no processo da sua formação.
Detalhes estes que pretende transmitir aos mais novos, para que o país tenha nos próximos anos jogadores melhor formados e com qualidade para levantar bem alto a bandeira de Moçambique.
“Estive no estrangeiro por muitos anos, terminei a minha carreira e decidi dar a “mão” ao país, através desta academia. Quando sai do país para o Sporting, um dos clubes que melhor forma no mundo, senti muitas dificuldades ditadas pela deficiente formação que tive. Senti que me faltava algo que não tive na formação e que gostaria que esses miúdos tivessem”, disse.
A Academia de Futebol Gonçalves Fumo existe há sensivelmente dois anos, contando neste momento com 10 núcleos que ao todo englobam 350 formandos, Zimpeto, Khonglote e na cidade da Matola.
“Para mim, em Moçambique o talento existe, mas infelizmente temos problemas de formação. Bem formados, penso que chegámos longe”, realça Gonçalves Fumo que trabalha directamente com outro internacional moçambicano, Paíto, que recentemente regressou ao país.
Fonte:Jornal Noticias