“Golfinhos Sprints” com perto de 200 nadadores
PERTO de 200 nadadores, entre nacionais e sul-africanos, em ambos os sexos e diferentes categorias participam no fim-de-semana no Torneio Internacional de Natação, Golfinhos Sprints, na Piscina Olímpica do Zimpeto, na capital do país.
O torneio foi lançado ontem em Maputo e contará com os clubes como o mentor Golfinhos, Tubarões, Naval, Ferroviário de Maputo, Escola Americana e o Ferroviário de Nampula, sendo que estas duas últimas são estreantes.
Da África do Sul, o torneio contará com atletas de quatro clubes da província de Gauteng, que participarão com 28 atletas. Angola e Suazilândia, outros convidados, até ontem ainda não haviam confirmado a presença segundo Justino Francisco, representante do Golfinhos.
O Ferroviário da Beira, que normalmente tem tomado parte deste evento com regularidade, é o grande ausente, tendo justificado com a participação numa prova internacional nas mesmas datas.
Ainda segundo Justino Francisco, as provas contarão com nadadores de idades compreendidas entre Sub-8 até aos seniores.
Francisco considera a participação dos sul-africanos uma mais-valia para a competição até porque os mesmos têm feito parte das provas de NTS nos níveis II e III as mais altas da hierarquia da natação no país vizinho.
Aliás, a África do Sul é uma potência em natação em ambos os sexos, por isso o representante do Golfinhos olha para a sua presença como uma oportunidade para os nadadores moçambicanos ganharem, com eles, experiência competitiva.
Ademais, Justino Francisco é de opinião que a prova confere mais rodagem aos nadadores nacionais tendo em conta que internamente há poucas competições durante a época.
Marcos Araújo, da Zap-Moçambique, patrocinadora da competição, disse por sua vez, que a empresa que representa decidiu abraçar o Golfinhos Sprints porque a natação é um desporto importante na formação do ser humano, sendo que este torneio em concreto já é uma marca, pois decorre há alguns anos.
“Vimo-nos obrigados a fazer parte deste evento, por estes e outros atributos. Mas não iremos parar por aqui. Este é o ponto de partida, porque no próximo ano estaremos envolvidos em muitas competições desportivas”, avançou.
O “Golfinhos Sprints” não se disputou no ano passado por falta de fundos. O actual campeão em título é a Selecção de Mpumalanga (África do Sul), que entretanto, não estará nesta edição para defender o ceptro.
Fonte:Jornal Noticias