Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Garrincha sob fogo cruzado

garrincha.gif

 

O JOGO entre a Liga de Maputo e o Desportivo caminhava a passos largos para o fim. Os “alvi-negros” perdiam, por 1-0. Nas hostes “alvi-negras” vivia-se momentos de alta tensão e de algum descontrolo.

 

Não era caso para menos. Estava iminente mais um desaire e uma certeza: a equipa iria manter-se nos lugares de descida. Até ai percebia-se, o que não deu para entender é a forma como estes se insurgiram contra o ex-árbitro Garrincha, delegado deste jogo. Garrincha pode bem agradecer aquela vedação que o separava dos enfurecidos adeptos que o ameaçavam. No final do jogo ainda tentaram entrar à força pelo portão. A pronta intervenção da PRM e dos seguranças do próprio recinto impediu que se registassem cenas ainda mais desagradáveis.  

  

De referir que a ira da claque “alvi-negra” começoupor ser descarregada no árbitro Samuel Chirindza (até esteve bem). A cada vez que assinalava uma falta a desfavor do Desportivo, as centenas de adeptos pulavam das bancadas e como flechas partiam disparados para vedação, que os separava do rectângulo do jogo, abanando-a de forma violenta. Na bancada, onde estavam sentados os poucos adeptos da Liga, ouvia-se um apelo. “Não estraguem o nosso campo porque vocês não têm”.

 

O clima estava bastante tenso, os adeptos das “águias” atiravam por todos os lados. O avançado Lala também foi alvo desses ataques: “tirem o Lala não tem cintura”. Atiraram por todos os lados. A verdade é que no actual estágio do Desportivo aquele velho provérbio “casa onde não há pão todo mundo ralha e ninguém tem razão”, assenta na plenitude.

 

QUE MAL FEZ O MUIANGA?

 

GRISPOS22.gif

 

FOI triste e revoltante ver o nosso colega Luís Muianga, repórter do Jornal Desafio, a ser barrado pelo treinador do Desportivo, Dário Monteiro, quando se preparava para fotografar a equipa no banco de suplentes no final do jogo.

 

Luís Muianga ficou espantado com a atitude do técnico principal dos “alvi-negros” e perguntou por que razão estava a ser impedido de fazer o seu trabalho? De acordo com o nosso fotógrafo, Dário Monteiro argumentou dizendo que este anda a fotografar a desgraça do Desportivo. Ora essa! A máquina fotográfica de Muianga não faz milagres, nem inventa fotos, muito menos é culpada pela desastrosa prestação dos “alvi-negros”. Se o clube está na “desgraça”, como é que as imagens vão retratar um ambiente de festa?

 

Respondendo, a intempestiva atitude de Dário, que nos habituou a ser um homem afável, o fotógrafo do “Desafio” tratou de informá-lo. “Estou a fazer apenas o meu trabalho. A situação da crise do Desportivo não é algo secreto, mas sim pública e do conhecimento de todos”.

 

A verdade é que o “nosso” Muianga não respondeu à provocação, tendo-se mostrado educado. Só que perdeu a oportunidade de fazer uma imagem que podia até servir para ajudar o Desportivo a sair da situação má em que se encontra mergulhado.

 

Fonte:Jornal Noticias