Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

“Fizemos renascer o futsal, precisamos ser acarinhados”, Inácio Sambo

 

Referência obrigatória no futsal, Inácio Sambo foi assessor técnico da selecção nacional que ano passado ocupou o terceiro lugar no Campeonato Africano, na África do Sul, e conseguiu a inédita qualificação para o Campeonato do Mundo, na Colômbia.

 

Primeiro presidente da Comissão Instaladora do futsal e ex-seleccionador nacional, Sambo instalou-se em 2011 na província de Manica, Centro do país, onde tem estado a desenvolver um trabalho que visa a lapidação de novos valores da modalidade. Aliás, orgulha-se de a província de Manica ombrear hoje com a cidade de Maputo, epicentro da modalidade, sendo que o exemplo foi o segundo lugar alcançado ano passado pelo Clube Desportivo do Chimoio no Campeonato Nacional. Mais: o facto de três jogadores que evoluem em Manica, nomeadamente, Lamarques, Wild e Calton, terem sido convocados para a selecção nacional.

 

 

Fazendo uma avaliação do estágio actual da modalidade, Sambo disse que “registou melhorias significativas” depois de um período – três anos – menos bom em que o Campeonato Nacional não se realizou. Sambo enaltece o trabalho da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) na promoção de cursos de formação que “elevam o nível competitivo e conhecimento dos treinadores”. Defende, no entanto, que a acção de formação deve “ser levada a outros pontos do país, onde existem sinais claros de crescimento da modalidade para se melhorar a qualidade dos treinadores e atletas”. E acresceu: Como se vê, neste momento, Manica vem a seguir a Maputo no futsal. Quando cheguei a Manica, depois de uma fase em que o ‘Nacional’ foi interrompido de 2009 a 2012, fizemos renascer a modalidade. Há um trabalho sério que foi feito, que culminou com a qualificação de Moçambique para o Mundial da Colômbia. Há muita adesão e, neste momento, o que temos que fazer é continuar a trabalhar arduamente. Veja que nós temos o fustal a ser praticado nos distritos e, depois, passamos para a fase provincial, e vem o apuramento nacional”, destacou.

 

Recordou, por outro lado, o Campeonato Nacional de futsal realizado ano passado, no Chimoio, prova em que o Clube Desportivo do Chimoio perdeu na final diante do Grupo Desportivo Iquebal, por 5-4. “Evoluímos de tal forma que, durante o ‘Nacional’, demos muita réplica aos representantes de Maputo. E veja que durante a competição o pavilhão esteve sempre cheio. Há muitas pessoas que não conseguiram ver os jogos porque o recinto estava lotado. Os miúdos tem que ser acarinhados. Precisam de conforto e apoio moral. Penso que seria muito bom que algumas estruturas desportivas do país tivessem marcado presença na prova tal como aconteceu com o “Nacional” de voleibol e outras provas em que a vice-ministra da Juventude e Desportos lá esteve”, observou.

 

 

Fonte:Opais