Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Filiados em colisão com a Direcção da AFCM

 

OS filiados (clubes) estão de costas voltadas com a actua Direcção da Associação de Futebol da Cidade de Maputo (AFCM), encabeçada por Filipe Budula, que o acusa de má gestão. Aliás, o presidente da AFCM é ainda citado como estando a desencadear uma campanha para afastar os membros da sua Direcção alegadamente porque contestam a sua postura, como aconteceu recentemente com o secretário-geral, Orlando Chamusse.

 

De acordo com uma carta que o “Notícias” teve acesso, a situação agravou-se em princípios de 2016, quando os filiados não aprovaram as contas do exercício de 2015 e o orçamento deste ano em assembleia-geral realizada em Fevereiro último. Foi no culminar dessa reunião magna que os filiados exigiram que as contas fossem auditadas por um auditor independente, o que veio a acontecer a 13 de Maio último.

 

De acordo a mesma carta, o relatório de auditoria veio a confirmar as reais preocupações dos filiados quanto a uma gestão austera, equilibrada e, acima de tudo, transparente dos fundos da AFCM por parte da Direcção. Os filiados apresentam ainda a sua indignação com o facto de a Direcção da AFCM só ter convocado a nova assembleia 119 dias depois de ter recebido o relatório da auditoria independente a pedido dos filiados, quando o devia ter feito num prazo não superior a 30 dias após a recepçao do mesmo.

 

O clima de desentendimento foi, segundo o mesmo documento, a razão do afastamento, há sensivelmente um ano, do vice-presidente de Administração e Finanças, Dr. João Américo Malemba. Apesar de as alegações sobre o seu afastamento serem relacionadas com o facto de não gozar de boa saúde, os filiados entendem que Malemba se tenha retirado por incompatibilidades com os procedimentos do presidente da Direcção. A maior indignação dos filiados foi a substituição de Malemba por Stélio Filipe, curiosamente filho de Filipe Budula, que ocupa o cargo de 1.º vogal da Direcção. 

 

Aliás, muitos problemas são levantados na carta, nomeadamente empréstimos de dinheiro e distribuição de comissões aos membros da Direcção em caso de angariação de fundos para a instituição, violando gravemente os estatutos que regem o funcionamento da AFCM. Constam das acusações também o empréstimo de valores monetários à Liga Nacional de Futebol Feminino em 2015 e este ano, bem como o uso particular, pelo presidente de Direcção, da viatura adquirida por fundos da AFCM e cuja assistência (combustíveis e manutenção) é também coberta pela agremiação.  

 

Em virtude destes e outros factos, porém refutados pelo presidente da AFCM, Filipe Budula, os filiados exigem que sejam realizadas até o dia 20 do mês em curso as eleições para novos corpos gerentes e apresentado o relatório de contas de 2016.

 

Salientar que a AFCM se reuniu, a 29 de Setembro último, em mais uma assembleia, tendo os filiados aprovado, depois de algumas correções, o relatório de contas de 2015. Os mesmos manifestaram profundas preocupações quanto às contas que lhe foram apresentadas referentes ao período que vai de Janeiro a Junho do ano em curso.

 

Os sócios não aprovaram, porém, o orçamento de 2016, tendo ainda constatado, durante o encontro, graves desinteligências entre membros da direcção, bem como a forma inaceitável como Filipe Budula respondeu às várias questões colocadas por alguns filiados.

 

Porque o mandato da actual Direcção termina este ano os sócios exigem que seja convocada, para o dia 20 de Novembro corrente, a assembleia para a eleição da nova Direcção e apresentação do relatório de actividades e contas de 2016.

 

Aliás, a época desportiva da AFCM terminou ontem, 10 de Novembro, e espera-se, com a realização do escrutínio, que a Direcção que for eleita tenha as condições criadas para apresentar, até 10 de Dezembro, o orçamento e programa de actividades para 2016/2017, atendendo que a época abre oficialmente a 1 de Dezembro.  

 

QUE MOSTREM A CARA

 

 

O presidente da AFCM, Filipe Budula, disse ontem, em conversa com a nossa Reportagem, que não respondia a acusações de pessoas não identificadas e convidou as mesmas a mostrarem a cara.

Não vou responder a pessoas que não se identificam. Sei o que está acontecer e quem são essas pessoas. A verdade é que elas vêm fazendo a campanha visando desacreditar a esta Direcção há já bastante tempo”, comentou.

 

Quanto às acusações que pesam sobre si, com destaque para a má gestão de fundos da AFCM, Budula indagou-se: por que razão as mesmas pessoas que mandataram uma auditoria independente não aceitam os resultados apresentados na última assembleia?

 

Chumbaram o nosso relatório de contas e recusam-se, por outro lado, a aceitar o relatório da auditoria externa que foram elas próprias que exigiram que fosse feita. O que eles querem é o meu lugar”, disse Budula, sem no entanto avançar dados sobre a sua recandidatura.

 

Salientar que em virtude das desinteligências no seio da Direcção da AFCM Filipe Budula demitiu há dias o secretário-geral, Orlando Chamusse. 

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias