Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Festa no Chibuto “clássico” em Maputo

 

O PONTAPÉ de saída para a principal Liga de Futebol Nacional, o Moçambola, será dado amanhã à tarde, a partir das 15:30 horas, com a cerimónia de abertura a ter lugar no campo do Chibuto, onde a equipa da casa recebe o Desportivo de Nacala.

 

À mesma hora, em Maputo, no reduto do Costa do Sol, a turma anfitriã recebe o Maxaquene e no Songo, o campeão, apadrinha o regresso do Sporting de Nampula aos grandes palcos.

 

Há, por isso, motivos mais do que suficientes para o início do campeonato ser intensamente vivido. Em Chibuto, além do futebol, haverá antes um momento musical ao som do cantor moçambicano Mr. Bow. Como tem sido nas cerimónias que marcam a abertura da maior festa nacional do desporto rei, naquele distrito da província de Gaza, os festejos devem ir para além do futebol. No entanto, paira a dúvida se os “guerreiros” terão motivos para sorrir quando a bola começar a rola, já que do outro lado estará o Desportivo de Nacala, quinto classificado da época passada.

 

A aproximadamente 300 quilómetros de Chibuto há um clássico no relvado sintético do Costa do Sol. Espera-se casa cheia no campo dos “canarinhos”, onde a equipa da casa detém favoritismo sobre os “tricolores”. Além de ter melhor plantel chega à primeira jornada do Moçambola motivadíssimo, ou não tivesse conquistado dois troféus: Supertaça e Torneio Top 8 Mavila Boy. Porém, os “tricolores”, fazendo valer o seu estatuto, terão sempre uma palavra frente ao vice-campeão.

 

Na altitude do Songo, o campeão procurará impor-se frente ao regressado Sporting de Nampula, numa das três partidas agendadas para amanhã.

 

No domingo realizam-se o “grosso” dos jogos e há um que se espera tenso em Nampula. O Ferroviário local recebe o seu homónimo da Beira, num choque de “locomotivas” sempre apetecível.

 

Em Manica, o destaque vai para o embate de duas equipas que subiram ao primeiro escalão: UP Manica e Incomáti, sendo que no caso dos “pedagogos” fazem a sua estreia, o que faz deste embate um momento histórico.

 

Em Maputo, realizam-se duas partidas. O Ferroviário de Maputo e Liga, que já foram campeãs nacionais, detêm favoritismo na recepção ao 1º de Maio de Quelimane e ENH Vilankulo, respectivamente, enquanto em Nacala, o Ferroviário local bate-se com o Textáfrica.

 

 

Fonte:Jornal Noticias