Ferroviário joga acesso à fase regular da BAL no Ruanda
É na majestosa Arena State Of The Art, em Kigali, Ruanda, onde o Ferroviário de Maputo continuará a dar azo ao sonho de entrar para a fase regular da prestigiante e milionária Liga Africana de Basquetebol (BAL).
É no nóvel e imponente pavilhão, o maior da região da África Oriental, que os campeões nacionais irão lutar, de 17 a 22 de Dezembro, por uma das três vagas que dão acesso a fase regular da milionária Liga Africana de Basquetebol, BAL.
O conjunto de Milagre “Mila” Macome vai ao Ruanda com objectivo de se colocar entre as seis equipas que se vão juntar aos campeões de Angola, Egipto, Marrocos, Nigéria, Senegal e Tunísia, para completar a programação da temporada regular da BAL.
Para tal, terá que ultrapassar, no grupo H do qual faz parte, o Patriots (Ruanda), Kenya Ports Authority (Quénia), UNZA Pacers (Zâmbia), GNBC (Madagáscar) e City Oilers (Uganda).
Os Patriots e City Oilers, já se sabe, asseguraram a presença na segunda fase da elite 16 ao ocuparem a primeira e segunda posições do grupo preliminar “D”, com 8 e 6 pontos, respectivamente.
Em Dar-es-Salaam, Tanzânia, palco da fase de apuramento do grupo “D”, os Patriots conseguiram um registo de 6-0, ou seja, seis vitórias em igual número de jogos. E provaram por A+B que são a melhor equipa da Africa Oriental. De resto, os Patriots bateram no derradeiro jogo o City Oilers por 74-63.
O UNZA Pacers da Zâmbia esteve inserido no mesmo grupo “E” (divisão Este) que o Ferroviário de Maputo, em Joanesburgo, África do Sul.
No confronto entre as duas formações, a 26 de Outubro, no Wembley Stadium, os campeões nacionais venceram por 84-69.
O Ferroviário de Maputo controlou os três primeiros quartos com os parciais 20-17, 21-18 e 25-12. No quarto quarto, o UNZA Pacers liderou com parcial 22-18. Com um duplo-duplo (22 pontos e 11 ressaltos), Alvaro Manso foi a melhor unidade do Ferroviário de Maputo.
O Kenya Ports Authority terminou o grupo “F” (divisão Este) na primeiríssima posição com quatro vitórias em igual número de jogos.
O grupo “D” estará sedeado em Yaounde, Camarões, e contará com a participação do Force Armees Police (Camarões), Abidjan Basketball Club (Costa do Marfim), AS Police ( Mali), AS Nigelec (Níger), GSP ( Argélia) e Manga (Gabão). Os jogos disputam-se de 26 de Novembro a 1 de Dezembro.
A fase regular contará com um total de 12 equipas divididas em duas conferências, com início marcado para Março de 2020. Recorde-se que 32 equipas foram inscritas para esta primeira fase, repartidas em seis grupos.
Fonte:Opais