Ferroviário e Liga ficam pelo caminho
OS representantes moçambicanos nas Afrotaças, nomeadamente o Ferroviário e Liga Desportiva, ambos de Maputo, foram este fim-de-semana afastados das Afrotaças, logo na primeira eliminatória.
O campeão Ferroviário foi ontem eliminado na Liga dos Campeões Africanos pelo AS Vitta da República do Congo, ao empatar por 1-1 em pleno Estádio da Machava, depois de perder fim-de-semana passado, em Kinshasa, por 1-0.
Mesma sorte teve a Liga Desportiva, afastada da Taça CAF pelo Sagrada Esperança de Angola, também ao empatar por 1-1, no sábado, no Estádio Nacional do Zimpeto, depois de perder pelo mesmo resultado fora de casa.
Mais uma vez as equipas moçambicanas acusaram o complexo de inferioridade perante equipas que não demonstraram nada de especial em termos de exibição. A falta de segurança e ousadia foram evidentes e, por consequência, sofreram golos nos derradeiros minutos das partidas, deitando água a baixo toda expectativa e esperança dos seus adeptos e dos moçambicanos, no geral.
É caso para dizer que ainda há muito por fazer para inverter o histórico negativo das equipas nacionais nas competições internacionais, com destaque para as Afrotaças.
Feito isto, não há nada mais senão o regresso às competições domésticas, onde as equipas moçambicanas estão habituadas a jogar.