Ferroviário e Liga entram em acção
O FERROVIÁRIO e Liga Desportiva, ambos de Maputo, representantes moçambicanos nas Afrotaças, entram em acção neste fim-de-semana, ambos com o privilégio de iniciarem a corrida fora de portas.
O Ferroviário de Maputo, campeão nacional, joga amanhã em Kinshasa, na República Democrática de Congo, frente ao AS Vitta, a partir das 15.30 horas locais (16.30 horas de Maputo). Os “locomotivas” viajaram ontem para a capital congolesa, onde farão esta tarde o treino de adaptação ao recinto do jogo.
Enquanto isso a Liga Desportiva, vencedora da Taça de Moçambique, segue esta manhã para Angola, onde domingo medirá forças, a partir das 15.00 horas (16.00 horas de Maputo), com Sagrada Esperança, na província de Lunda Norte.
Nas vésperas da partida os técnicos das duas equipas prometeram discutir a eliminatória até às últimas circunstâncias, o que passa por evitar a derrota nos jogos deste fim-de-semana para discutir a eliminatória em casa.
O adversário do Ferroviário de Maputo é um participante assíduo nas Afrotaças, tendo ano passado afastado o Ferroviário da Beira na primeira eliminatória. Carlos Manuel (Caló) gaba-se do plantel de que dispõe, muito bem reforçado, para além de que teve a rodagem necessária com a deslocação para a Suazilândia, tendo posteriormente organizado um torneio quadrangular e participado na recente finda Taça de Honra, que serve de rodagem das equipas da cidade de Maputo que vão participar a partir deste fim-de-semana no Moçambola. O desempenho dos “locomotivas” foi positivo, tendo em conta que terminaram a prova empatados em pontos com o vencedor Maxaquene e Costa do Sol.
Não acontece o mesmo com Dário Monteiro, cuja rodagem foi apenas intramuros, o que se reflectiu negativamente em termos de projecção da sua equipa nesta fase da pré-epoca. Numa avaliação preliminar do seu desempenho nesta fase, a Liga, que também teve um afastamento precoce na Liga dos Campeões do ano passado, na qualidade de campeão em título, ao perder na primeira eliminatória com APR do Ruanda, foi derrotado no seu primeiro jogo oficial curiosamente pelo Ferroviário, na Supertaça.
E ficou na quarta posição (antepenúltima) na Taça de Honra, à frente do Desportivo Estrela Vermelha. Mas o técnico da Liga vai ao encontro de uma equipa sem história a nível das Afrotaças, mas que não pode ser menosprezada. Até que já deu um passo nesta corrida para a fase de grupos da também conhecida por Taça Nelson Mandela, ao afastar na pré-eliminatória o Ajax Cape Town, da África do Sul, na pré-eliminatória disputada mês passado.
Entretanto, o Ferroviário levou para Kinshasa 19 jogadores. Na baliza: os guarda-redes Lionel e Germano; defesas: Jeitoso, Edmilson, Calima, Chiza e Elísio; médios: Timbe, Diogo, Jair, Sassi, Carlitos, Mambucho e Gito; avançados: Luís, Lewis, Maurício, Manucho e Miamy.
A Liga Desportiva viaja esta manhã com 18 jogadores na comitiva, nomeadamente o guarda-redes Joaquim e Milagre; os defesas Chico, Eusébio, Norberto, Osvaldo, Bhéu e Elías I; os médios Momed Hagi, Kito, Liberty, Andro, Ussama, Geraldo e Daínho; os avançados Sonito, Zicco e Mário Sinamunda.
Fonte:Jornal Noticias