Ferroviário e Costa do Sol continuam no comando
O FERROVIÁRIO e o Costa do Sol assumiram a liderança (ambos com oito pontos) da Taça de Honra de futebol ao nível da cidade de Maputo, ao vencerem o Matchedje (3-1) e Estrela Vermelha (4-0), respectivamante.
As duas equipas conseguiram impor o favoritismo embora os adversários tenham dado luta.
VENCER A RITMO CRUZEIRO
Foi a um ritmo sempre desacelerado que os “locomotivas” foram construindo a vitória, destruindo a muralha “militar” e que se aguentou bem durante a primeira parte, período em que até o Matchedje esteve em cima em alguns momentos do jogo. O remate à trave de Neto foi um sinal de que os “militares” não estavam em campo para ver a "locomotiva" passar.
Contudo, o Ferroviário, ainda longe do ritmo desejado, como é natural por estas alturas da pré-época, demonstrou estar num bom caminho. Ensaiou várias jogadas de ataque interessantes, pautando pela rapidez e passes em profundidade, procurando explorar o repentismo de Barrigana e Muandro.
A meio campo, David foi o pêndulo da equipa, enquanto na defesa Calima (ex-Maxaquene) não só esteve a defender, mas também a atacar, dai ter sido ele o autor de dois dos três golos, um dos quais (o terceiro) de belo efeito (um remate colocado). O defesa central quis mostrar ao seu colega Maurício, também ex –Maxaquene, como se faz.
O avançado está completamente fora de forma. Com o capitão Luís lesionado e Lewis (ex-HCB) fora da convocatória por opção técnica, foi a referência de ataque. Por exemplo, Dangalira (ex HCB), que entrou na segunda parte para o lugar de Timbe, esteve mais presente em campo durante 15 minutos do que ele em 90. Nesta partida, Victor Pontes lançou mais três reforços de início, nomeadamente Chiza e Pedrito (ex-Estrela Vermelha), Muandro (ex-Liga) e ainda Belo, um júnior que acabou sendo rendido por Vasil. Com objectivo claro de rodar a equipa e observar a condição física, técnica e táctica, mais dois reforços entraram na etapa complementar, designadamente Xadreque (Desportivo de Manica) e Dário (ex-Atlético de Gondola).
As opções acabaram sendo felizes, já que mesmo sem terem feito grandes exibições não comprometeram e a equipa. Este Ferroviário promete dar melhores resultados em relação a época passada.
Eis a equipa inicial: Mpoya; Chiza, Calima, Pedrito e Belo; David, Mpoga, Timbe, Muandro e Barrigana; Maurício.
UM EX-JÚNIOR ABRIU HOSTILIDADES
O Costa do Sol impôs um bom ritmo ao jogo, sobretudo no último quarto de hora da primeira parte, período em que chegou ao golo apontado por Nando, um ex júnior. Foi de bola corrida que culminou com uma finalização de mestre de um marcador improvável. Nando fez o golo e reclamou lugar na equipa "canarinha", numa tarde em que Parkim e Rúben estiveram desinspirados e o jovem avançado aproveitou para ganhar alguns pontos.
Este Costa do Sol já é uma equipa bem mecanizada em particular nas saídas para o ataque. Agressiva e objectiva, a praticar um futebol apoiado, aliás, não foge muito ao apresentado na temporada passada, sendo que o 4x3x3 está mais afinado. Ficou-se pelo 1-0 mas podia ter chegado ao 3-0.
O falhanço de Rúben e Manucho, em ambas ocasiões de baliza escancarada, são espelho da falta de pontaria. Jojó e Mfiki entraram para os lugares de Parkim e Rúben, respectivamente, e obtiveram resultados práticos, se se ter em conta que a missão era marcar golos. Jojó, após excelente passe de Mfike, fez um golo já ao apagar das luzes, dando mostras que será o marcador de serviço. Mfiki ficou perto de fazer um golo de antologia.
Do meio campo, com guarda-redes fora da baliza, atirou certeiro e a bola só foi parada por um defensor que acabou fazendo um passe para o guarda-redes, originando um livre indirecto. Na marcação foi Paulo a fazer o 3-0. Ainda estava para vir o 4-0. Mfiki voltou a cruzar e um defesa, na tentativa de aliviar o esférico, desviou para a sua própria baliza e fez o auto-golo. Os “canarinhos” terminavam em grande o jogo, sendo que os reforços Jojó (ex-Desportivo) e Mfiki (Fer. Beira) vieram revolucionar o ataque.
É de salientar que Nelson Alves apostou, para este jogo, em três juniores, para além de Nando. Jogaram Manucho e Danito e ambos estiveram bem. O avançado Cosme entrou nos minutos finais para o lugar de Manucho. Mostrou alguns pormenores técnicos interessantes.
O Costa do Sol alinhou de início com Soarito; João Mazive, Campira,Manuelito e Danito; Chimango, Manucho, Nando e Ruben; Paulo e Parkim.
IVO TAVARES
Fonte:Jornal Noticias