Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Ferroviário campeão

 

O FERROVIÁRIO de Maputo conquistou ontem o título de campeão nacional de futebol, que lhe escapava há sensivelmente cinco anos, ao empatar a uma bola, no Estádio 25 de Junho, na cidade de Nampula, com o seu homónimo local, em jogo referente à última jornada do Moçambola.

 

Ao fim de um dos campeonatos nacionais de futebol incaracterístico do país, em que o campeão é encontrado na última jornada, e que dividiu opiniões dos críticos, particularmente quanto as supostas facilidades que os “locomotivas” de Nampula haveriam de proporcionar aos seus “irmãos”, para sagrarem-se campeões nacionais, encontrou-se o vencedor do Moçambola, edição 2015.

 

O jogo aconteceu numa tarde quente, mas convidativa para se “ir ao futebol”. Dai que os adeptos do “desporto-rei” tenham quase lotado as bancadas do Estádio 25 de Junho na cidade de Nampula, ainda mais, tratando-se de um jogo decisivo do Moçambola que tinha todavia a particularidade de colocar frente-a-frente duas equipas “irmãs”, uma delas com a possibilidade de conquistar o título de campeã nacional de futebol. 

 

Aliás, a consagração de título de campeão nacional aos “locomotivas” da capital do país, foi acompanhada por um ambiente de festa nas bancadas do 25 de Junho, não só pelos adeptos da colectividade desportiva, como também de todos amantes do desporto, em particular o futebol da capital do norte.

 

Entretanto, a Vice-Ministra da Juventude e Desportos, Ana Azinheira, que procedeu a entrega do troféu aos vencedores, disse que a forma como foi disputado o Moçambola trouxe uma consistência e nova dinâmica no nosso futebol, pois que teve pontos bastante positivos que podem ajudar o desenvolvimento da modalidade.

 

Aquela governante acrescentou que até porque nos últimos tempos o futebol conheceu um desenvolvimento qualitativo nas províncias, por isso que hoje em dia as equipas da cidade de Maputo quando vão às províncias não se pode prever quem será o vencedor, pois as disputas têm decorrido em pé de igualdade, e esse é o resultado dos esforços que têm sido desenvolvidos pelo Governo no âmbito desportivo em todo o território nacional.

 

Ana Azinheira anotou que o facto de o campeão ser encontrado na última jornada reflecte e dignifica efectivamente o nosso Moçambola no que respeita fundamentalmente à evolução competitiva do nosso futebol, e apelou para que tudo seja feito em prol da evolução da modalidade.

 

No entanto, esforços continuarão a serem feitos no sentido de conferir a qualidade do nosso futebol pois que, segundo a governante os moçambicanos gostariam que esta qualidade prevalecesse para sempre.

 

O Presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Alberto Simango, que igualmente presenciou o jogo da consagração do Ferroviário de Maputo, deu parabéns a equipa vencedora e elogiou a atitude competitiva demonstrada pela equipa derrotada.

 

MOUZINHO DE ALBUQUERQUE

 

Fonte:Jornal Noticias