Ferroviário cai no inferno de Tete
O FERROVIÁRIO de Maputo quedou-se ontem, em Tete, diante do Chingale, ao perder por 2-0, em jogo atrasado referente à segunda jornada do Moçambola-2016. Com a derrota, os “locomotivas” da capital, que partiram para este jogo com nove pontos, perderam a oportunidade de assaltar a liderança, que é partilhada pela Liga Desportiva de Maputo e a ENH, ambos com 10. Enquanto isso, o Chingale alcançou a primeira vitória e que lhe catapultou da 14.ª posição para a oitava.
CHINGALE - 2, FER. MAPUTO, 0 - “Canário” arrasador!
BERNARDO CARLOS
O CHINGALE de Tete nunca tinha antes saboreado a vitória desde que o Moçambola arrancou, senão dois empates e uma derrota. Os “canarinhos” de Tete têm o orgulho de serem a primeira equipa a travar o campeão em título e a violar as redes da baliza “locomotiva”.
O jogo começou com um “pressing” forte do Chingale, caracterizado por jogadas bem estruturadas desde a sua zona defensiva até ao ataque. O veterano Chana deu conta dos recados na linha da frente. Foi assim que, logo aos quatro minutos, numa desatenção do “central” Jeitoso e do médio defensivo Sassi, que Chana roubou o esférico e vendo seu colega Tobias desmarcado, à entrada da pequena área, fez o passe, mas o seu colega de equipa não teve frieza suficiente para empurrar a bola para o fundo das malhas “locomotivas”.
Com o campo completamente lotado e com a força dos adeptos, a equipa da casa foi crescendo e o Ferroviário explorava o contra ataque pelos flancos, mas não encontrava abertura suficiente para penetrar a área de rigor do Chingale, onde estava bem montada uma “rede tubarão” que não permitiu infiltração dos pontas-de-lança “locomotivas”.
Porque a pressão era demasiada por parte dos donos da casa, as oportunidades de abrir o activo eram frequentes, só que na hora da verdade os artilheiros perdiam a cabeça chutando a bola por cima do travessão ou ao lado.
O Ferroviário, um pouco assustado, recuou na tentativa de atrapalhar o adversário, mas como a palavra de ordem no Chingale era de correr para a frente, os “locomotivas” não conseguiram travar a velocidade dos “canarinhos”. Foi assim que, aos 25 minutos, Chana, depois de receber a bola de Tobias, já no interior da grande área “locomotiva” e com Germano pela frente, chutou por cima do travessão. Era o aviso, pois, três minutos depois, o mesmo Chana abriu o activo com a assistência de Charley.
O Ferroviário tentou mas sem sucesso abrir as alas para empurrar o adversário à sua zona de rigor, mas nada foi fácil porque os tetenses foram teimosos e apertaram os calos do campeão que, por sinal, sempre passou mal nas suas deslocações ao relvado do Desportivo de Tete.
Veio a segunda parte com o Chingale inspirado e bem galvanizado. Jogou a seu bel-prazer e o Ferroviário procurou, por outro lado, de uma igualdade. Mas, a equipa mais esclarecida no relvado era o Chingale. Não tardou aparecer o golo de tranquilidade. Foi aos 55 minutos, numa jogada de entendimento entre Chana, Henry e Osvaldo, que a bola saiu do meio campo para Charley, que, depois de passar por Jeitoso, bateu Germano. Era festa nas bancadas do Campo do Desportivo.
O Ferroviário de Maputo continuou sem soluções e, quando faltavam 10 minutos do final do jogo, e com algumas mexidas, começou a desbobinar um futebol mais rápido, aproveitando-se do cansaço do adversário. E por um pouco esta pressão resultaria numa reviravolta, se não fosse a boa disposição do guarda-redes Daúda, que negou dois golos certos.
A equipa de arbitragem, comandada por Mário Tembe, esteve à altura do jogo.
FICHA TÉCNICA
CHINGALE-Daúda; Supa, Júnior, Mahomed, Makako, Tobias, Henry, Inocente, Osvaldo, Charley e Chana. Alinhou ainda Nuro.
FERROVIÁRIO DE MAPUTO- Germano; Elísio, Calima, Jeitoso e Edmilson; Sassi, Diogo, Timbe e Jair; Luís e Lewis. Foram ainda utilizados os jogadores Nastail, Gito e Miamy.
ACÇAO DISCIPLINAR: cartões amarelos para Júnior e Timbe.
Fonte:Jornal Noticias