Ferroviário bronzeado
O FERROVIÁRIO conquistou a medalha de bronze na Taça dos Clubes Campeões de África de Basquetebol Sénior Feminino ao vencer, domingo, no jogo de atribuição do terceiro lugar, o First Bank da Nigéria, por 71-54.
O Ferroviário teve que se conformar com a medalha de bronze, depois de no sábado ter perdido com o Interclube de Luanda, por 70-51. As “locomotivas” deram uma resposta cabal e infringiram uma pesada derrota ao First Bank, uma das maiores referências do basquetebol africano e crónico candidato ao título.
A base Ana Jaime voltou a ser a unidade mais esclarecida com 16 pontos apontados. Ingvild Mucauro e Ornélia Motombene com 13 e 12 pontos, respectivamente, estiveram também em evidência.
A equipa treinada por Leonel Manhique esteve sempre à frente do marcador, tendo vencido no primeiro período, por 15-10. A vantagem de cinco pontos, o que é muito pouco em basquetebol, foi bem conservada e até aumentada já que ao intervalo ganhava, por 30-23, uma margem de sete pontos.
O Ferroviário, que ao longo da prova habituou a fazer terceiros períodos fantásticos, mostrou que o intervalo realmente faz bem e no terceiro período “matou” o jogo a seu favor ao marcar 24 pontos, contra 14 das nigerianas. O marcador apontava 54-37 e pelo andar da carruagem não parecia que a “locomotiva” fosse descarrilar. Os derradeiros 10 minutos foram jogados ao ritmo mais lento. Diga-se que a “música” tocou ao ritmo das comandadas de Manhique que mesmo assim fizeram 17 pontos, os mesmos apontados pelo adversário.
O Ferroviário subiu ao pódio, pena é que não tivesse alcançado o lugar mais alto do pedestal africano e entrado na galeria de elite dos campeões africanos, onde constam cinco equipas moçambicanas, nomeadamente Maxaquene (1991); Académica (2001); Desportivo (2007 e 2008) e Liga Desportiva de Maputo (2012).
CLASSIFICAÇÃO FINAL: Primeiro D’Agosto (Angola); 2. InterClube de Luanda (Angola); Ferroviário de Maputo (Moçambique); First Bank (Nigéria); Dolphins (Nigéria); INSS (DR Congo); INJS (Camarões); RADI (RD Congo); 9. BERCO Stars (Burundi); United States International University (Quénia); Kampala City Council Authority (Uganda) e Maculusso (Angola).
Fonte:Jornal Noticias