Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Fer.Maputo, 3- Chibuto ,0 - Por onde andava esta “locomotiva”?

ALEGRIA voltou a Machava! Há muito tempo que não se via o Ferroviário a praticar um futebol tão vistoso. A bola a circular rápido rente a relva, de pé para pé e com passes de ruptura. Houve harmonia e espírito de entreajuda, condimentos que resultaram numa vitória sobre o Chibuto por 3-0, numa exibição de mão cheia. Apetece perguntar: Por onde andava esta locomotiva?

 

 

Com uma entrada de rompante, os “locomotivas” já podiam estar em vantagem, antes dos 10 minutos, quando Jeitoso com um cabeceamento cheio de intenção obrigou Zacarias a aplicar-se a fundo. Ficou o aviso, e dois minutos depois Andro deu melhor seguimento a um passe de ruptura de Diogo. Estava aberto o marcador. O Chibuto estava meio atónito face a dinâmica e agressividade imposta pelo opositor. Denotava enormes dificuldades em transpor a defesa contrária. Apenas por uma vez, na primeira parte, através de um remate de Dário, curiosamente ex-Ferroviário, incomodou o guarda-redes Leonel.

 

 

O perigo “morava”  doutro lado e aos 28 minutos, Chico de cabeça, atirou certeiro, na sequência de um canto bem apontado por Timbe. Animados pelo golo, os “locomotivas” mantiveram o pé no acelerador. Luís quase fazia o golo com um tiro de fora da área, valeu a intervenção de Zacarias, que diga-se de passagem teve uma tarde muito trabalhosa.  O Chibuto que não tinha feito nada para marcar, quase reduzia a desvantagem numa jogada em que a bola sofre um desvio na perna de Chico e passa caprichosamente ao lado do poste.

 

 

Os visitantes entraram para a segunda parte mais atrevidos e podiam ter chegado ao golo. Primeiro remate por Nhabanga e depois por Chicualacuala que na recarga rematou por cima. No entanto, foi sol de pouca dura, já que rapidamente os “locomotivas” voltaram a ter p controlo do jogo e foi com alguma naturalidade que chegaram ao terceiro golo numa jogada de insistência em que Chico remata e Luís faz o desvio vitorioso. Estavam jogados 66 minutos. A vantagem de 3-0 dava tranquilidade aos comandados de Víctor Pontes, enquanto os de Victor Urbano continuavam a procura do golo de honra de Cedric por duas vezes ficou perto desse feito.

 

 

No final do jogo, os adeptos verde-e-brancos estavam eufóricos e gritavam em viva voz “a…a moleza..”O árbitro teve uma falha grave ao não apitar uma falta sobre Andro. Um empurrão claro que todos viram, menos Estevão Matsinhe que antes já tinha feito vista grossa a uma carga sobre sobre Diogo.

 

 

FICHA TÉCNICA

 

 

ÁRBITRO: Estevão Matsinhe, auxiliado por Júlio Muianga e Salomão Filipe. Quarto árbitro: Zefanias Gordandes.

FER.MAPUTO:  Leonel; Belo, Chico, Jeitoso e Solomon; Tchitcho, Timbe, Diogo (Mupoga) e  Andro (Danito Parruque); Manucho (Barrigana) e Luís.

CHIBUTO: Zacarias; Changuala, Nito,Maninho e Nhabanga; Dário,  Palatao, Cédric e Chicualacuala (Alimo); Johane (Adebayor) e Stanley   

 DISCIPLINA: Amarelo para Chico e Leonel.

 

 

IVO TAVARES

 

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias