Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

FER. MAPUTO, 1 – FER. NAMPULA, 0 - Paciência que valeu vitória

 

O FERROVIÁRIO de Maputo bateu o seu homónimo de Nampula por 1-0, numa partida pouco emotiva, na qual a paciência da equipa da casa de procurar incessantemente o golo valeu a pena, embora de uma forma geral tenha havido equilíbrio.

 

A primeira parte foi pobre, à semelhança da segunda. O Ferroviário de Maputo tentou assumir o rumo dos acontecimentos, mas o seu homónimo de Nampula não facilitou. Os nampulenses privilegiavam um jogo directo, com jogadas à diagonal e a serem despejadas para as alas, sobretudo pela esquerda. Os campeões nacionais, por sua vez, faziam ataques em bloco, sendo Lewis e o “capitão” Luís os mais solicitados na frente de combate.

 

Os “locomotivas” da capital pecavam por fazer tudo de forma lenta, o que dava tempo para o adversário fechar-se. Em virtude disso, as oportunidades de golo escassearam para ambos os lados, embora a turma de Nampula tenha tido duas jogadas dignas de realce. Aos 21 minutos Ndazione, da esquerda, centrou para Imo cabecear ligeiramente por cima da baliza. Já sobre o intervalo Banda, na zona frontal da grande área, desferiu um forte remate ao lado da baliza de Germano.

 

A equipa da casa reagiu de imediato, sendo que Lewis, à entrada da área, fez um remate para a figura de Pinto. Foi-se ao intervalo com o nulo a justificar-se. No reatamento o ritmo de jogo não mudou e a qualidade do espectáculo também não melhorou. Os “ping-pongs” continuaram a ser a “regra”.

 

O Ferroviário de Maputo queria ganhar mas sabia que se falhasse na defensiva podia sofrer. Ninguém queria perder neste duelo dos “locomotivas”. Os campeões nacionais pressionavam, mas demoravam à procura do caminho da baliza de Pinto, que tinha à sua disposição defesas bem atentos e tranquilos na intercepção dos ataques da turma da casa.

 

Mas foi numa jogada aparentemente inofensiva, num contra-ataque rápido da equipa de Maputo, que Lewis isolou Gito na área nampulense para, com mestria, bater o desamparado Pinto, fazendo o único golo do desafio, aos 77 minutos.

 

Estava desatado o nó. O Ferroviário de Maputo finalmente se libertou, mas a equipa de Nampula também tentou dar ar da sua graça, mas o 1-0 prevaleceu.

 

Celestino Gimo, juiz da partida, fez bom trabalho.

 

FICHA TÉCNICA

 

ÁRBITRO: Celestino Gimo, auxiliado por Osvaldo de Jesus e Manuel Nelson.

A quarta foi Ema Novo.

 

FER.MAPUTO - Germano; Jeitoso, Calima, Edmilson e Elísio; Sassi (Miamy), Jair, Timbe e Diogo (Gito); Luís e Lewis (Muandro).

 

FER. NAMPULA: Pinto; Gervásio, Salomão, James, Dondo; Kalanga (Gildo), Imo, Osvaldo e Banda, Kwali (Green) e Ndazione.

 

DISCIPLINA: cartões amarelos para Lewis, Timbe e Edmilson (Fer. Maputo) e para Ndazione e James (Fer. Nampula)

 

 

Fonte:Jornal noticias