Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

FER. MAPUTO, 0 – FER. BEIRA, 0: Nulo sinónimo de fracasso

 

O NULO registado no embate entre os ferroviários de Maputo e da Beira foi sinónimo de fracasso de parte a parte.

 

Depois de uma primeira parte equilibrada, em que o lance mais vistoso pertenceu ao Ferroviário da Beira, naquele falhanço de Gildo depois do centro bem colocado de Nelito, aos 20 minutos, a etapa complementar foi caracterizada por um jogo mais aberto por parte dos “locomotivas” da capital, que procuravam a todo custo a vitória, enquanto os forasteiros defendiam-se com garra, reagindo em contra-ataque, mas sem grande impacto. 

 

Faltou ousadia e determinação de ambos os lados, mas o Ferroviário da capital teve o privilégio de capitalizar o seu jogo ofensivo na segunda parte, durante a qual deteve maior posse de bola, pecando no capítulo da finalização. 

 

Aliás, a defesa beirense tinha um patrão chamado Cufa, que anulou muitas investidas dos donos da casa. Nesta fase Edmilson tomou várias iniciativas pelo flanco esquerdo, com cruzamentos tensos para a área, ora travados e por vezes sem encontrar a resposta dos atacantes. 

 

Mas foi com o remate do meio da rua que o defesa esquerdo do Ferroviário obrigou Soarito a uma palmada para canto, aos 48 minutos. 

 

Este lance denotou a entrada fulgurante dos caseiros para etapa complementar. Dez minutos depois Timbe, na conversão de um livre pela direita, cruzou para Lewis, de cabeça, cabecear com classe, mas a bola foi desviada da trajectória da baliza por um contrário sobre a linha de golo. O Ferroviário teve que se desdobrar no seu sector defensivo, uma vez que o seu meio campo estava tomado com a entrada do esquerdino Diogo e do médio ofensivo Manucho. Fruto do seu empenho, mais uma investida anulada por Cufa. Jair cruzou pela direita e o “central” beirense antecipou por pouco Manucho, que lançou o pé para o desvio, aos 70 minutos.

 

Por estas alturas já não se via a acção dos visitantes, uma vez empurrados para a sua zona. Houve algumas tentativas de contra-ataque inglórias. Por último, Paulo, que entrou para substituir Jair, embrulhou-se com o esférico quanto tentava interceptar a mais um centro de Edmilson, aos 80 minutos. Daí para a frente os visitantes começaram a gerir o tempo e por via disso conseguiram sair da Machava com um ponto.

 

A equipa de arbitragem foi impecável.

 

FICHA TÉCNICA

 

ÁRBITRO: Mário Tembe, auxiliado por Zacarias Baloi e Abibo Adinane. O quarto árbitro foi Aureliano Mabote.

 

FER. MAPUTO – Leonel; Chico, Jeitoso e Edmilson; Timbe, Gito (Diogo), Sassi e Jair (Paulo); Lewis e Maurício (Manucho).

 

FER. BEIRA – Soarito; Moniz, Emineme, Cufa e Edson; Thomas, Gildo, Mfiki (Mussa) e Babo; Nelito (Dayo) e Belito (Tsepo).

 

DISCIPLINA: cartões amarelos para Jeitoso, da equipa da casa; Emineme e Mfiki.

 

QUADRO DE RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO ACTUAL

 

Desportivo de Maputo-Fer. Nacala (0-0)

ENH-1.º de Maio de Quelimane (2-0)

Chibuto-Desportivo de Niassa (4-0)

Desportivo de Nacala-Liga (0-0)

Chingale-UDS (0-2)

Fer. Maputo-Fer. Beira (0-0)

Fer. Nampula-Costa do Sol (2-1)

Estrela-Maxaquene (3-2)

 

                                           J        V       E       D       G                 P

 

UD SONGO                           8       4       3       1       9-2               15

Liga Desportiva                     8        4       3       1      10-5             15

ENH                                     8       4       3       1       9-6              15

Clube do Chibuto                   8       3       5       0       8-2              14

Fer. Maputo                          8       4       2       2       10-6            14

Fer. Beira                              8       4       2       2       9-5              14

Maxaquene                            8       3       3       2       12-8            12

Estrela Vermelha                    8       2       6       0       9-7              12

Fer. Nampula                         8       3       2       3       7-6              11

Costa do Sol                          8       2       3       3       13-15          9

Desp. Nacala                         8       1       4       3       6-8              7

Desp. Maputo                        8       1       3       4       6-10           6

1.º Maio Quelimane                8       1       3       4       5-12            6

Desp. Niassa                          8       1       4       3       2-9              6

Chingale                                8       1       2       5       7-12            5

Fer. Nacala                            8       0       4       4       4-10            4

 

Próxima jornada (9.ª): Desportivo de Maputo-ENH, 1 de Maio de Quelimane-Chibuto, Desportivo de Niassa-Desportivo de Nacala, Liga-Chingale, UD do Songo-Ferroviário de Maputo, Ferroviário da Beira-Ferroviário de Nampula, Costa do Sol-Estrela Vermelha de Maputo e Ferroviário de Nacala-Maxaquene.

 

 

SALVADOR NHANTUMBO

 

 

Fonte:Jornal Noticias